terça-feira, 20 de dezembro de 2011

É muita bobagem, sinceramente!

Eu já vi muita bobagem circulando na internet e com a disseminação das redes sociais a situação piorou. O preocupante é que piorou assustadoramente devido a falta de informação, bom senso ou noção do ridículo mesmo. Quando não é algum sulista disseminando o ódio aos nordestinos é algum idiota qualquer dando asa a sua mente doentia e criminosa.

Fiquei assustado com o tamanho da cretinice que estão espalhando pelo Facebook e pelo Twitter. Uma campanha para o retorno do ex-secretário de Segurança Pública, coronel Amaral, o anjo da morte. Piada, né. E olhe, vi comentários de homens que fazem segurança pública referendando seu retorno. Só se for para aumentar o banho de sangue que já estamos vivendo.

Os argumentos são os mais esdruxulos que já vi. "Na época dele, só morria bandido", "bandido bom é bandido morto", "bandido só faz fama da fronteira pra lá". Bem, vamos lá. Primeiro, quem é que vai dizer quem é o bandido pra ele trucidar? O bandido pode ser você que está lendo, caso você tenha a infelicidade de passar na frente de algum parente dele na fila de algum banco, ou simplesmente algum protegido do anjo da morte não goste de você. Ou ainda, se algum político for e disser que você que está lendo é o bandido - um cidadão de bem, com emprego, pai de família, honesto probo e sem ficha na polícia, mas e ele indicar que você é bandido, danou-se, você o é e pronto.

Os índices de criminalidade eram outros, de fato, eram menores, hoje são bem maiores, lógico. Hoje temos drogas, crack, fuzis com traficantes, e tudo que os últimos 20 anos deram para a criminalidade. Será que se um tirano entrar para comandar a Defesa Social o problema seria resolvido? Teríamos mais corpos para recolher e mais vítimas para chorar. A via não é essa.

Atitudes devem ser tomadas e já! Porém, não acredito que esta guerra não se ganha com mais fogo, com acirramento. É algo muito maior e abrangente. Complexo demais para se entender e até para se colocar agora. Mais mil homens na Polícia Civil e Militar não resolveria, pois a cada dia um traficante alicia mais um, mais dez, mais cem para o mundo das drogas. Não tenho a solução para a segurança pública.

É necessário fazer algo, sim, urgentemente, mas algo bem pensando, planejado e perene. Um sanguinário no comando não resolverá nada. Compreendo que a maioria esmagadora que usa as redes sociais são desprovidas de inteligência suficiente e bom senso para perceberem o poder do que se posta num perfil. Elas não têm essa dimensão. Vêem algo interessante, algo que algém pode achar graça, entender como divertido e cômico e assim retuitar e/ou compartilhar. Besteira. Está sendo tão idiota quanto o que cometeu a gafe.

A saída, o que sugere os países mais desenvolvidos, é investir massissamente em educação, porém esse resultado só apareceria daqui a 50, 60, 70 anos. Onde uma sociedade letrada, mais civilizada tomaria as rédeas. Hoje somos vítimas da falta de investimentos de sucessivos anos de sucateamento da saúde, educação e demais. Onde o Estado era inchado com funcionários para o nada, por cabide de emprego, do fazer nada e do equílibrio profissional, sem empreendedorismo e do conformismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário