terça-feira, 11 de outubro de 2011

Não entendeu?


Qual a principal arma do jornalista? Acertou quem disse seu texto. Agora sabe como acabar com um profissional de comunicação? Denigra seu texto, arrase-o, diga que seu texto é prolixo, ruim, sem foco, horrível, fora do padrão. Pronto, você acabou com o ego do jornalista. E vocês sabem que ego de jornalista sempre anda inflado, natural. Se você em um segundo está falando com o governador de seu estado, no outro instante, você está tomando um buzão lotado suportando a vida dura de uma pessoa comum.

Sabemos que tem muito jornalista experiente que comete tantos ou até mais erros do que alguns jovens profissionais, ainda inseguros no mercado. E esse é o segredo. Segurança. Se realmente você não tem lá um texto estupendo, mentalize, leia, pratique, faça seu texto ficar perfeito. Policie-se. E encha o peito pra dizer que seu texto é legível, compreensível. Que fique por aí, pois daí pra frente é praticar.

Arrogância não combina com ninguém muito menos com jovens jornalistas. Baixem a bolinha. O que percebo no mercado são jornalistas mais velhos temerosos. Gente com medo de perder sua vaguinha em função da multifuncionalidade dos mais novinhos, ou ainda ser trocado por belas pernas ou olhos hipnotizantes. Nem tanto. Os bons sempre arranjam um jeitinho de se encaixarem no meio.

A sorte também ajuda, portanto, se você fez um texto bisonho hoje, tava sem inspiração, sem jeito, tava mal mesmo, relaxe. Respire. Tome água. Refaça, leia, peça para outros lerem. Ouça, aprenda, e continue lendo outras fontes. Pegue algo de fulano, algo de sicrano, mas faça seu estilo, crie sua marca. Entretanto, ao mesmo tempo seja adaptável, polivalente, é linha tênue é bem verdade.

Seu texto deve ser simples, puro, nítido, como água límpida e que do mesmo modo, penetre nas pedras mais duras, assim como nas cabeças mais secas de cultura e leitura. Como água limpa, todos almejem, cobiçem e suem para alcança-lo. Não é fácil.

No mais,se alguém criticar seu texto, aceitem, sejam humildes, peçam argumentos plausíveis, pois tem gente que adora pegar no pé só pra fazer daqui seu inferno em letras. Pra essas pessoas? Só o tempo...deixa quieto que o que é deles, está guardado.

Só repetindo: nunca relaxem, sempre busquem o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário