terça-feira, 7 de setembro de 2010

Otimismo


Essa figa de que tudo dê certo inspirou até uma corrente de pensamento que ajudou a dar sustentabilidade à independência brasileira. O positivismo de Auguste Conte consiste na observação de fenômenos que se opõem ao racionalismo e ao idealismo. Os intelectuais vão querer me matar depois deste post, é que pretendo passar por meio de réles palavras e de um conhecimento pífio do blogueiro que aqui escreve.

Gostaria de mostrar o poder de pensar positivo. Como fluidos legais podem mudar um destino, uma vida, um caminho. Tá certo que quis utilizar a teoria positivista, que não tem lá muito com o que quero dizer, a usei apenas como ponta-pé inicial.

Parto do pressuposto que uma amiga minha, Elisa Azevedo, me exigiu:"prefiro o Cadu otimista". Concordo com ela. Mesmo quando o cenário não é propício, nossa fé deve prevalecer. Nosso sorriso no rosto não deve padecer diante das condições adversas.

Precisamos acreditar, contar com algo muito maior, uma meta a ser alcançada e lutarmos por ela. Fé é isso, mesmo sem saber se nossa vontade pode acontecer ou não, nós cremos. Chegar é outra conversa, mas já é um passo mais próximo.

Ontem assisti a nova versão de Karatê Kid, que tem apenas filetes do que foi a primeira versão com Ralph Machio. Jack Chan tentanto ficar tão velho quanto o Pat Morita chega a ser engraçado. Mas de fato, Jaden Smith, que está cada vez mais parecido com o pai, rouba a cena. Percebe-se que o filme não quis disputar, muito menos duelar com a versão dos anos 1980.

Mas a ideia é a mesma. Pode até parecer aquele ideário americano de acreditar sempre. Todo filme do Tio Sam tem isso, abusa, mas é verdade. "A vida vai te derrubar, mas você tem que ter força pra levantar", é isso que o mestre Han, personagem de Chan, ao estilo neo sr. Miaggi.

É aí que o pensamento positivo entra. De algum modo ele nos dá força, ânimo, fôlego e nos faz acreditar na incerta melhora. É de onde os sonhos surgem, a morada de nossos desejos mais contidos. Confie, eles podem acontecer, aqui ou em outro lugar. Eles podem rolar, sem dúvida.

Acredite e trabalhe para que eles aconteçam. E outra...levante a cabeça. Se não rolou hoje, quem sabe amanhã. Um 'não' jamais é pra sempre.

P.S.: Veja o trailler de "A Lenda dos Guardiões", a cena da chuva é qualquer coisa de extraordinário. E se ligue na mensagem....E Elisa....o Cadu de sempre está voltando.

Um comentário: