quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A sorte favorece ...(será?)


Dizem que Deus protege os nenêns e os bebuns. A sabedoria popular pode até falhar em alguns momentos, mas sabemos como funciona. Mas como explicar o sucesso dos incompetentes? Sorte, talvez. Predestinação? Quem sabe...aliás, nunca se sabe.

O meu questionamento surge ao perceber resultados positivos de iniciativas equivocadas e errôneas de certos medalhões da comunicação em período eleitoral. Em uma leitura rasteira pode-se dizer que foi aquela velha e boa 'cagada', sorte mesmo. Atirou no escuro e acertou numa mosca.

Enfatizo que uma série de fatores externos contribuem para o êxito dos infortúneos. Por exemplo, grandes equipes jornalísticas de campanha, por vezes, contam com verdadeiras lendas do jornalismo, mas que por falta de gerenciamento, não são bem aproveitadas, ou não correspondem à expectativa. Aí digo uma coisa não adianta ter craques no time, o resultado aparece apenas quando as peças certas estão nos lugares certos e fazendo suas respectivas especialidades.

Exemplo: imagine um time de vôlei apenas com atacantes? Um time de futebol apenas com goleiros....! Certamente essas equipes não chegariam em lugar nenhum. E ainda existe mais, muito mais. O cara pode ser o fodão, mas não adianta se não é leal e de bom caráter. Não há confiança, não há resultados. O sucesso tem vários caminhos, alcançá-lo não é tão simples.

Portanto, admito até que a incompetência pode vencer um pleito. Depende das situações que se sucedem na campanha, o peso negativo do outro candidato, o histórico de seu assessorado, o desgaste social do seu opositor, e o encaixe de outros setores da campanha, excluindo a comunicação. Até por que, não apenas de craques vive uma time, os carregadores de piano são fundamentais. A sorte está ao lado deles também....

Todos esses craques podem se sacrificar e fazem mil funções, com pouca excelência, já que não estão em suas posições inatas. O que Pelé poderia fazer no gol? O Giba, do vôlei, como levantador. O pensamento é esse, eles poderiam até se virar, mas jamais com precisão.

Bem, não sei se consegui passar o recado, mas pelo menos eu tentei...acho que não tive a sorte dos incompetentes! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário