segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Frente a frente


Dizem que é a hora da verdade, é quando a onça bebe água, as máscaras caem e as verdades acabam aparecendo. É no debate político que muita gente decide seu voto, pois as dúvidas são tiradas quando as idéias dos candidatos se contrapõem. O degladear de opiniões é interessante e fundamental para a fortificação da democracia, mas são nas entrelinhas que se ganha um debate.

Um gaguejar, um titubeio, um brilho na testa, a garganta seca, o tremer das mãos, o suor inundante. Tudo isso é capaz de entregar um candidato, por muito menos tem gente aí que perdeu uma eleição inteira por causa de uma palavra mal colocada, ou um elemento deste percebido pelo seu eleitorado.

Há vários modos de se duelar num debate, há que tente até alia-se a um inimigo para derrubar o mal maior. Porém, infelizmente existem maneiras mais vis de ganhar um debate. Muitos candidatos fazem uma varredura na vida pessoal do opositor e a jogam no ventilador. Dizem que o mestre nesse tipo de estratégia está vivo e está disputando o governo de Alagoas.

Vale tudo! Os baixos e inescrupulosos se utilizam disso mesmo. Vale até vender a mãe, chute no saco, dedo no olho e tudo mais. Caso você tenha uma mácula no currículo, se prepare, ‘elle’ utilizará. Filho bastardo, roubou no jogo na bola de gude, um porre a mais na faculdade, uma traição à toa, passou no sinal fechado, bem, tudo é levantado. E certamente vão jogar na sua cara.

Lembremos debates históricos, como entre Collor e Lula, em 1989, onde Collor massacrou Lula,expondo a vida conjugal do então sindicalista. Ou ainda, Brizola e Maluf, em 1989, onde ambos trocaram ironias durante todo o debate e nada de legal foi discutido, transformando o debate num show de comédia. Montoro e Quadros, em 1982; Maluf e Covas (1989, esse é imperdível, além da revanche, claro em 1998).

Seja como for, é no debate político que o eleitor conhece um pouco mais de seu candidato preferido. É com a cara dele estampada na tela que podemos tirar nossas dúvidas e apontar nossas preferências. Informações bombásticas, saias justas, confronto de dados, enfim, nesta segunda-feira, 20, o povo alagoano tem sua primeira oportunidade de ver o cara a cara entre eles.

Apostem suas fichas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário