quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Desilusões perdidas


Desde de pequeninos, aprendemos o que é certo ou errado. Nossos pais nos ensinam, escola, faculdade, rua e o cotidiano, também nos oferecem um apanhado de conhecimento, dogmas, ensinamentos, leis que se contrapõem, mas olhando por um ponto de vista, elas se completam.

Aprendi que devemos ser maleáveis. Aceitar o novo é fundamental, mesmo que ele nos emputeça, nos choque ou nos decepcione. Assim acontece no jornalismo nosso de cada dia. Existe uma palavrinha chamada ética, que cotidianamente ela é destroçada em nome de sei lá o que. Dinheiro, ideologia, preguiça, omissão, mau caratismo, se for listar as desculpas...

Ontem, Acassia Deliê, uma das jornalistas mais talentosas que conheço, de texto fácil, objetivo, versátil, deparou-se creio com um dos primeiros gestos de sacanagem jornalística. Certo site da capital alagoana divulgou uma notícia sem fazer o básico do jornalismo: ouvir os dois lados. Como se tratava de uma invasão de um conjunto habitacional, o mínimo que se esperava do jornalista, ou da direção do veículo, era ouvir a voz do órgão habitacional do Estado.

Bem, isso aconteceria apenas em tempos normais, porém em período eleitoral e com diversos interesses escusos em jogo, vale tudo. Essa condição indignou a jovem jornalista. A desilusão realmente fere nosso instinto de justiça e ombridade. Claro, não sei se o escritor da matéria quis ou ao menos tentou falar com alguém - duvido muito.

No jornalismo somos muito o que nos ensinaram. Por isso tenho muita pena dos focas que hoje surgem e dos jornalistas que não têm apoio de um colega mais experiente e honesto, de bem. Particularmente tive sorte. Marcelo Firmino, Eliane Aquino, Marcelo Sandes e Soraya Alves são os profissionais que passaram a mim o fiel do jornalismo. O respeito, a ética, a objetividade e o respeito com o leitor.

Os demais? Continuo aprendendo dia após dia, porém muitos que pensaram me ensinar, estavam me apresentando o que não fazer na comunicação. Hoje tenho pena deles.

E querida e promissora amiga Acássia, muitas desilusões ainda virão. Prepare-se para elas, mas jamais se contamine. Tenha fé!

2 comentários:

  1. Cadu, só não ficou claro qual foi a sacanagem que fizeram com a colega Acássia Deliê em relação à matéria da invasão do conjunto habitacional publicada pelo site.

    ResponderExcluir
  2. É que Acássia Deliê, como assessora da Seinfra, órgão responsável pela Habitação em Alagoas, não recebeu ligação alguma do determinado veículo. A ligação seria para o óbvio...ouvir a outra parte para construir uma matéria sensata.

    ResponderExcluir