sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sinto

O motivo do sumiço, meus caros leitores, é essa incessante via crucius que Alagoas está passando. Desde sábado(19), toda a equipe do governo do Estado, inclusive a Comunicação, está em estado de alerta devido a tragédia das águas que varreu 28 municípios alagoanos.


Imagens fortes, desoladoras, sobrevôos, boletins, ministros, presidente, mídia local, nacional e mundial. Por esses dias, uma verdadeira prova de fogo tem se apresentado para os jornalistas que fazem a Comunicação institucional alagoana.


Como se não bastasse o turbilhão de informações, nossa equipe está desfalcada por colegas de Redação doentes, em férias, e demais ocupações. Porém, a notícia não espera e nem quer saber de nada disso.


Os nervos ficaram a flor da pele por esses dias. A tensão muitas vezes deixou o clima na Redação pesado e insuportável. Eram informações desencontradas, compromissos pra ontem, contação da mesma história centenas de vezes. Imagine! Mas todos estão bem e ta todo mundo vivo.


Entre centenas de telefonemas das mais diversas partes do mundo, um me pegou pelo coração. Dona Heloisa, uma senhora muito respeitosa do interior paulista. De voz rouca e já afetada pelo emocional abatido, ela buscava informações sobre seu pai de 89 anos, que residia na cidade de São José da Laje, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas do último fim de semana.


Geralmente, tento atender as pessoas que ligam em busca de informação da maneira mais objetiva e direta possível. Mas a trêmula voz de dona Heloisa, comoveu-me. Engoli o choro, segurei na ponta do olho, e a forneci os contatos da Defesa Civil Estadual.


Atualmente, são 76 desaparecidos com a cheia, e torço diariamente que o pai dela seja encontrado ou como em alguns casos, possa estar na casa de conhecidos, e não foi registrado seu aparecimento.


Em certo momento, ela titubiou e deixou a perceber seu pranto. Ela falava de um orelhão, pois vez por outra pedia para repetir por causa do barulho de ônibus. Possivelmente é uma pessoa humilde e sem acesso a informação.


Clamo por um alento para essa senhora. Foi o que fiz ao terminar a ligação. Baixei a cabeça em meu teclado e fiz uma breve oração....é triste, mas a história de dona Heloisa é apenas uma entre as centenas de histórias provocadas pelas chuvas dos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário