sábado, 27 de março de 2010

A paz em miniatura


Desde sempre sou fã da cultura oriental, e Deus é testemunha que peno tentando até seguir alguns ensinamentos da Terra do Sol Nascente. A paciência e a persistência são exemplos deles, porém, não tenho lá muito êxito em exercitar minha paciência; já a persistência é tampa, quando eu encasqueto com uma coisa....sai de baixo, só desisto quando consigo. Mas em particular tem um hábito oriental que me cativa: o bonsai.

Creio que não tinha muito contato com as pequenas árvores foi apresentados a elas na saga de Daniel San, nos filmes Karatê Kid, dos anos 80. O Bonsai nada mais é que uma árvore em uma bandeja. Na verdade, a cultura que envolve as diversas espécies de bonsais, é como cultivamos, tratamos, e assim perpetuamos uma vida que depende de nós.

É onde exercitamos nossa calma, paciência e assim nossa harmonia espiritual e corpórea procura um equilíbrio. A cada poda buscamos uma forma, e por meio de movimentos leves e calculados alcançamos a simplicidade de um viver pleno e harmônico. Exigindo a simetria em ramos, galhos, e brotos, que na cultura oriental diz que é na simplicidade que está a honra e a verdadeira beleza.

A arte chinesa surgiu a mais de 2 mil anos e se iniciou quando os chineses queriam ter em casa representações dos deuses das montanhas, que segundo eles, eram puros e eram sinais de elevação e harmonia com a natureza. Eram nas montanhas que os nativos acreditavam que os homens encontravam com os deuses. E assim com esse pensamento, que as pessoas queriam algo em suas residências que lembrassem o modo de viver das montanhas.

Tudo bem que os chineses inventaram, mas foram os japoneses que difundiram tal costume, tanto do ponto de vista artístico, pelas milhares de formas, assim como a religiosa também, onde os bonsais se tornaram marcas de paz e equilíbrio.

A miniatura de árvore se traduz num triângulo muito saudável para a nossa convivência: Deus - Homem - Terra. Esse trinômio faz bem a qualquer ambiente, e a dedicação ao seu cultivo serve como uma excelente terapia para a alma.

Presenteiem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário