quinta-feira, 4 de março de 2010

O conciliador


Tancredo de Almeida Neves hoje completaria 100 anos. E se o Brasil teve estadistas que marcaram o século passado como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, por trás deles outro ícone da política marcava território. O dr. Tancredo fechou o século XX como o salvador da Pátria. Sim, sim, não é exagero.

Por meio de sua articulação política, ele trouxe ao Brasil, na segunda metade da década de 1980, a tranquilidade para a tão sonhada redemocratização. Tancredo Neves foi o elo entre os militares e a sociedade, por que não, que por sua vez exigia eleições diretas.

Tancredo passou por figuras como Getúlio Vargas, Café Filho, JK, Jango, Jânio, sempre trabalhando como articulador contra ou a favor. Foi prefeito, governador, deputado, ministro, primeiro-ministro. Ufa!!! Como seria o Brasil com ele presidente? Vai lá saber, mas acho que estaria bem melhor.

Ai daqueles que se opunham a serenidade e ombridade do dr. Tancredo. Politicamente não teve derrotas vergonhosas, mas já no fim da vida, quando foi eleito pelo colégio eleitoral como presidente da República, na véspera da posse, não suportou as onze cirurgias realizadas contra uma violenta diverticulite. Foi a missão cumprida. Entregou ao país a paz para seguir.

O Brasil parou para chorar por Tancredo. Era a esperança de dias melhores morrendo com o velho Tancredo Neves. E o resto da história todo mundo já conhece....aff Sarney!!!! Cruz cão..

Nenhum comentário:

Postar um comentário