terça-feira, 16 de março de 2010

Estrada nossa de cada dia

Mochila feita, estrada chamando, o Sertão à vista. Esta terça-feira voltei a um de meus maiores prazeres: viajar por Alagoas. É conhecendo cada realidade dos municípios, seu povo, sua história e suas particularidades, que acabamos descobrindo o mundarél de coisas que temos pra ver.

A minha missão de hoje foi visitar alguns municípios como Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Penedo, e Arapiraca. Apertei na mão de pessoas intrigantes, sorri com personagens curiosos, homens de comunicação, matei curiosidades. Estive frente a frente com políticos de passado nebuloso e perigoso em Marechal Deodoro, por exemplo, mas um bom papo não intimidou.

Política e jornalismo eram os assuntos mais constantes. Conversei com deputado-radialista, vi seus projetos e sua paixão pelo jornalismo denuncista. Assisti como a prestação de serviço e o poder da 'rádia' nos grotões de nosso estado toma corpo. E entre um município e outro me perdia no vazio das plantações de cana-de-açúcar. Pensava em mil assuntos: família, amor, amigos, trabalho, futuro. São em momentos assim que arrumamos planos e pensamos melhor....enfim.

Em cada cidade que passávamos vinha em mim memórias nostálgicas de dias que não retornam. Trabalhos, amigos, momentos. Essas coisas que todo mundo tem.

Voltei a Penedo. Revisitei seu casario imperial, sua riqueza artística, a imensidão do São Francisco e a sede de cultura que os becos estreitos da cidade exalam. Conheci a mais antiga rádio do Baixo São Francisco. Desde 1951, a Emissora São Francisco anima as ondas do rádio por aquela região e pelo mundo, pois naqueles tempos, a frequência da rádio era em ondas curtas. Dava pra ouví-la até na Europa e na África.

O prédio histórico que abriga a emissora conserva ainda um auditório para apresentações das rádios-novelas, programas de auditórios e demais eventos que reuniam toda a classe intelectual dos tempos de ouro do rádio. Um banho de história.

Escrevo de Arapiraca e amanhã a estrada chama novamente. Próxima parada é Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Fotos depois....

Um comentário: