segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sem condições

Lendo o blog do jornalista alagoano Ricardo Mota fiquei motivado em comentar a febre de adesivos ‘políticos’ que tomam os paras brisas dos possantes que rodam em Alagoas. Eu não vou nem citar aqueles “Amo Alagoas”, “Ele é meu amigo”, “MT”, “JB”, cada um deles faz referência a um político envolvido com falcatruas sanguinolentas.

Eu vim hoje aqui é comentar o adesivo distribuído pela Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol). Os dizeres falam que o estado contabiliza mais de 2 mil homicídios anuais desde 2007. Não sei ao certo de onde eles tiraram tais números, sejam eles autênticos ou não, o sindicato acredita estar dando um tiro no pé do Governo, mas acertou o pé dos policiais.

Vejamos: se os policiais civis correspondem à polícia técnica, a polícia preventiva e inteligente, se o número criminal chegou a tamanha esfera, eles mesmos tem fatia de culpa nessa bagaceira. A Defesa Social é uma só, ela não está dividida em segmentos independentes. Quando um erra, todos erram. A pirâmide de responsabilidade passa desde o governador até o mais réles chumbeta. E eles como ponta de lança tem grande culpa nesse número.

Entretanto, o que vemos desde 2007 é um Estado investindo na segurança pública. Apenas de carros para a Polícia Militar e Polícia Civil foram mais de 400. Mas são veículos novos, adquiridos seja junto ao governo federal, convênios ou comprados mesmo. Coletes, munições, armamentos também foram conseguidos. As delegacias do interior e da capital estão sendo reformadas. Enfim...

E ainda lembro. Sabe quantos carros Alagoas tinha para patrulhar suas ruas e estradas em dezembro de 2006? Míseras 45 viaturas. Digo mais....acabou aquela velha máxima que a política ditava onde cada delegado iria atuar nas cidades interioranas. Os inquéritos eram arquivados à mando de caciques políticos. A velha guarda da Polícia Civil alagoana, com altíssimos indícios de envolvimentos em assassinatos e roubos de cargas, foi afastada e não manda mais no estado.

Todos aqueles que antes ganhavam e muito com a desgraça e falta de investimentos na estrutura policial, toda essa galerinha está insatisfeita, e com razão. Eles não são mais aqueles gurus intocáveis.

Outro dia estava no palácio e vi uma manifestação do Sindpol. Deu pena. Contei nos dedos o número de insatisfeitos. Não vou é lógico cometer um atentado contra a dignidade de muitos pais de família que labutam na Civil. Existem muitos que são honestos e vivem ordeiramente como cidadãos comuns. Porém, também convivem com eles, uma horda de policiais acostumados com o desonestidade e a desordem. A grande reivindicação dos Civis é a questão salarial, entretanto uma categoria inteligente utiliza modos diferentes de manifestação de seus interesses. E não quebra, quebra, tumultos, e ameaças. Uma pena!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário