terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que você queria ser quando crescesse?


O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta todos nós ouvimos aos montes quando ainda estávamos usando bermuda na escola. Certa vez encontrei com uma daquelas que foi minha professora nos idos do antigo primeiro grau. Dona Socorro, saudosa como ela só, me lembrou de um epsódio que chamou a atenção de minha precoce turma de 3ª série.

Segundo a memória da lecionadora, ela fez a célebre pergunta na sala: O que vocês querem ser quando crescerem? A pergunta encabeçava uma redação para a turma redigir. Ao término da aula, entregamos a redação e ela me chama.

"Ô meu amor, o que você quer se quando crescer mesmo?", questionou a senhora. Eu fui e na lata respondi: "Quero ser arqueólogo". Ela foi e me indagou sobre o que seria tal ofício. Eu sem pestanejar e com os olhos brilhando respondi que era a profissão do Indiana Jones - personagem de Harison Ford no cinema onde ele personifica a saga de um arqueólogo caçador de tesouros perdidos.

Sou fã do personagem desde criança e a partir daí começei a pesquisar sobre a profissão. Ainda no final dos anos 80 e início dos 90, descobri que faculdade de Arqueologia no Nordeste, apenas no Piauí. Lá se foi meu sonho. Em seguida, enebriado pelo sucesso de Top Gun - Ases Indomáveis, queria ser piloto. Como criança se ilude fácil, mas foi passageiro esse lance de piloto.

Ainda incentivado por um amigo, fiz a prova das Agulhas Negras, em Recife, e então ingressar na Academia de Preparação de Cadetes da Marinha (APCM). Nada, mais uma vez em vão. Já no desenrolar do 2º grau, começei a flertar com o Direito. Ainda prestei dois vestibulares, sem sucesso.

Foi então que um amigo meu, Diogo Braz, me sugeriu o jornalismo. Ele já o cursava e disse que o eu tinha alguma relação com o curso. Cá estou....

Nenhum comentário:

Postar um comentário