quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Agora é o Chile


O novo presidente chileno, o conservador Sebastián Piñera, recebe nos próximos dias líderes do movimento pró-direitos humanos do Chile. Eles pretendem cobrar do novo mandatário o esclarecimento dos crimes contra os direitos humanos durante a ditadura do também direitista o general Augusto Pinochet.

Vale lembrar que Piñera é da mesma linha direitista de Pinochet. Será que ele vai querer desenterrar os fantasmas de uma das ditaduras mais longas e sangrentas do continente? De 1973 a 1988, o general Pinochet governou com mão de ferro o país. Quer dizer, até 1998, pois foi até esse ano que o general assumiu o poder como chefe do Exército. Na verdade, na verdade, ele só deixou de incomodar quando bateu as botas em 2006.

Dados indicam que cerca de 60 mil pessoas foram mortas ou desapareceram, e 200 mil abandonaram o país durante o período em que Pinochet esteve no poder.

Sendo assim, jamais o único ditador chileno pagou pelos seus pecados à frente do governo chileno. Sabe-se que apenas quando o juiz espanhol Baltasar Garzon colou no ditador e exigiu a prisão dele, contas multimilionárias foram descobertas. Era através dela que as nações que contribuíram com os anos de chumbo no Chile depositavam din din para o velhote.

Certamente Piñera vai pensar duas vezes em mexer nesse vespero.
P.S.:Adorei a charge acima...ñ podia perder!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário