quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O cara


Hoje o mundo, e em particular a África do Sul, comemora 20 anos da libertação de Nelson Mandela. Foi o marco que deu fim ao regime de governo mais vergonhoso que o mundo teve notícia após a ideia ariana nazista.

O advogado Nelson Mandela ficou 27 anos preso após se tornar ícone contra a política segregadora do Aparthied. O que seria isso?Bem, imagine você impedir a Bahia de ter carnaval. Pense. Seria o fim do mundo! Mas era assim, num país com massacrante maioria negra, os irmãos de cor tinham seus direitos políticos e socioeconômicos negados. Que blasfêmia...

O então ainda estudante de Direito, Mandela se uniu a Walter Sisulu e Oliver Tambo para fundar uma frente de luta política contra o Aparthied - O Congresso Nacional Africano (CNA). Até então o discurso duro contra os brancos era apenas no gogó, mas após o massacre de Sharpeville, em 21 de março de 1960, Mandela e o CNA engrossaram o enfrentamento e pegaram em armas.

Já em 1961, assume o braço armado do CNA, a Lança da Nação, que começa a sabotar alvos militares tentando desestruturar a base armada do governo vigente. Em 62, é preso pela primeira vez, voltando ao xilindró em 64, mas agora sentenciado a prisão perpétua, em represália pelo movimento armado. Mandela ainda escapou da forca - sortudo o garoto.

Mesmo preso, a luta política de Nelson Mandela persistiu, tornando o maior símbolo de luta pela liberdade do século XX. E após uma campanha mundial liderada pelo CNA, ele foi libertado em 11 de fevereiro de 1990. E com sua libertação o mundo abraçou o líder sul-africano. Ganhou o Nobel da Paz, em 1993, e no ano seguinte, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, seguindo até 1999 no cargo.

A nova obra cinematográfica de Clint Eastwood - Invictus - mostra então o suceder dessa história. Nelson Mandela, então vivido na telona por Morgan Freeman (tinha que ser), usa o esporte para reunificar uma nação. A história promete. Ainda não assisti, confesso, e num vejo a hora de ver.

Ave Mandela, ave....

Nenhum comentário:

Postar um comentário