segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Papo profundo


Dizem que os tigras quando estão à beira da morte ficam mais bravos, com o ser humano é diferente. Cada qual tem uma reação diferente, um turbilhão de emoções toma conta e não se sabe mais se o que se sente é revolta, desespero, saudosismo, conformismo, luta pela vida...não se sabe.

Recentemente uma das pessoas mais importantes de minha vida, de um modo indireto, demonstrou tal preocupação. A proximidade e a real possibilidade da morte assusta qualquer um. Entretanto, eu ou você, que gozamos de plena saúde não conhecemos tal ameaça.

É tocante sentir o medo nos olhos de uma pessoa amada. Dá uma sensação de "e agora?". Ao seu modo, ele quis dizer que perdíamos tempo dando importância a muita idiotice. Os supérfulos, o estresse, aborrecimentos, dinheiro, bens, o que importa? Cada palavra tocava como um punhal cravado na espinha. A hipnose de ações e palavras me emudeciam, apenas como uma catenga, balançava a cabeça, e cabisbaixo, deixa os olhos marejados.

Mudo, sem qualquer palavra de incentivo ouvia atento as lamúrias de um ex-boemio, alguém que aprendi a ver sempre com um sorriso no rosto, expressão límpida, viva e sempre de bem com a vida. Não existia tempo ruim. De segunda à segunda era uísque, farras, mulheres, rua, viagens...um bom vivant às antigas.

O resumo de hoje é um homem cansado, pensativo, introspectivo. Seus amigos? Estão morrendo um a um. A vida está levando, não a violência. O corpo está pedindo arrego. A idade avança e com ela levando a tenacidade, o vigor da vida de outrora. A saúde requer maiores cuidados. É o fim chegando. Não se vive pra sempre. Apenas seu legado, sua história.

Aquela conversa, mesmo rápida, não saiu de minha cabeça, tento até disfarçar no dia a dia, mas basta parar para recordar cada palavra. No filme Antes de partir, com Morgan Freeman e Jack Nicholson, os protagonistas sabem que estão prestes a bater as botas e eles aprontam tudo e mais um pouco. É o melhor modo de partir...se serve como conselho, tanto os personagens quanto esse meu inspirador, são unissonos: aproveitem tudo, o que está e o que não está ao seu alcance. Apenas isso. Curtam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário