terça-feira, 19 de outubro de 2010

Espinhosa relação entre repórter e produção


Uma relação de amor e ódio é a convivência entre pauteiros e repórteres. Bem, para os leigos jornalísticos, o pauteiro, ou produtor, é aquele camarada que alimenta o repórter de informações para que ele faça uma matéria jornalística. Parece fácil, mas não é. A labuta é árdua e por vezes incompreendida pelos bravos repórteres de rua.

Geralmente, o pauteiro deve ser um cara ligado, antenado, esperto e deve saber de tudo que rola por aí. Com a ajuda de sua mágica agenda que deve ter o contato telefônico desde o Criador até o Tinhoso, o produtor deve ser bem relacionado para facilitar o fluxo de informações e assim cavar matérias interessantes para a sociedade.

O repórter sedento pra fazer uma matéria legal, exige o mínimo de orientação da pauta e logicamente aguarda uma história ainda mais legal para contar. Não é difícil muitos repórteres ao lerem suas pautas fazerem aquela carinha meio que sem graça e de desânimo - :( - é normal.

É aí que o bicho pega. É quando o repórter bate na mesa e diz: "que peste de pauta é essa"? A discussão rola nesse nível. Calma, calma, nem sempre é assim, mas pode crer, pessoal. Vi piores. Já vi repórter dando chilique mesmo, tipo amassar a pauta e jogar no produtor. São os ânimos acirrados, gente. Não é fácil.

O sonhador pauteiro, que sonhou toda a matéria na sua cabeçinha, tenha então descrever e explicar pro camarada como a história deve ser construída. Coisa que ele não conseguiu passar para o papel, o produtor vai tentar fazer por gestos mirabolantes...em vão.

Essa é a relação diária entre pauta e reportagem. Você pode até sair de seu local de trabalho com uma ideia na cabeça, mas chegando na pauta o 'norte' pode mudar e aí você cai dentro. Vai pelo seu instinto jornalístico e faz o que 'você' pensa que é o correto. Que pena....esqueci....nessa historinha ainda tem o bendito do editor, que tudo pode mudar....fudeu!!!! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário