quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Barão Vermelho"


Não, não é esse Barão Vermelho que me refiro. Quem se entende por gente dos anos de 1980 pra cá certamente já fez essa pergunta: "Quem peste foi esse Barão Vermelho?" A banda que revelou Cazuza e Frejat inspirou seu nome numa figura emblemática da tão longíqua 1ª Guerra Mundial.

O barão Manfred Von Richthofen foi o maior às da aviação de seu tempo. Alemão nazista, o condecorado piloto era dono de uma aeronave que levava medo aos ares da França ocupada pelo julgo nazista. O apelido aconteceu por Manfred pilotar um avião vermelho todo estiloso. Mas ao contrário do que se pode imaginar, o Barão Vermelho além de temido era altamente respeitado por seus adversários.

Manfred respeitava seus inimigos e apenas abatia os aviões inimigos, não matava, curiosamente não dava tiros para matar seus oponentes, apenas para tirá-las do ar. Se eles morressem na queda...enfim...."fatalidade", diria ele. Tal ritual era respeitado pelos demais pilotos, sejam eles ingleses, franceses, e canadenses.

Técnico e metódico morreu desrespeitando um de seus maiores dogmas. Ele sempre atacava à favor do sol, para que os raios de luz encandeassem seus adversário. Jamais incursava sozinho. E foi justamente tal pecado que ele cometeu. Ele perseguiu um avião inimigo - australiano- em terreno dos aliados. Sozinho, o Barão Vermelho após uma frustrada perseguição se viu sob fogo cerrado. Tiros do chão e de outros aviões abateram o mito alemão de apenas 16 anos, em 21 de abril de 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário