quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Burrice pra cima de mim não...



Ignorante político. Taí um adjetivo que ninguém quer pra si. Os leigos e sem leitura, aqueles que por um motivo ou outro não tiveram acesso à educação podem até se dar o luxo de serem inertes no processo político. O que lamento bastante é ver pessoas com grau de instrução lavarem suas mãos e virarem suas costas para um momento tão importante para o país.

Seja de esquerda ou de direita, a opinião deve existir. Ela de preferência deve vir seguida por argumentos. Algo plausível e consistente. Motivos que o façam votar ou deixar de votar "A" ou "B". Vou além, o formador de opinião, aquele que por obrigação do ofício deveria se municiar com farta leitura, opiniões, posicionamentos ou similares igualmente não deveria se levar pelo senso comum.

Tá certo que política não é do gosto de todo mundo. Entendo que sucessos escandalos, falcatruas, ausência de propostas, e baixarias afasta muita gente do debate teórico-prático, porém não justifica.

O senso comum, em alguns momentos, é construído por factóides e informações desencontradas. Cabe ao formador de opinião por meio de muita leitura, informações extras, papo aqui, papo acolá, com colegas jornalistas, nós acabamos lendo nas entrelinhas. Enchergamos o que cada veículo de comunicação quer mostrar, os interesses, os posicionamentos.

Hoje com a quantidade de blogueiros e colunistas temos novas ferramentas que podem nos ajudar nessa empreitada.

Devemos opinar, dar pitaco, dizer quem é preto, branco e azul. Com embasamento e argumentos devemos lutar por nosso posicionamento e debater com aquilo que o outro tem a oferecer. Quando o outro não tem o que dizer...aí complica. O poder de convencimento deve ser trabalhado. Dizer que vota por votar, por simples simpatia, até que aceito, mas por falta de informação é vergonhoso.

Gente, ainda há tempo...o segundo turno é a oportunidade pra isso. Podemos conhecer melhor nossos candidatos. Veja a história deles, sua trajetória. Faça uma pesquisa particular. Seja curioso. Não se contente....busque

Nenhum comentário:

Postar um comentário