segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Te amo, pai!!!

Na década de 70, o roqueiro Cat Stevens fez muito sucesso com a canção Father and Son (Pai e Filho). A música embalava e tirava lágrimas das famílias americanas por fazer referência aos jovens americanos que deixavam sua terra natal para combater no Vietnã.

Quando ouvi uma versão dessa música num show de Renato Teixeira, tive a curiosidade de ouvir sua versão original. E assim como na voz do mestre da viola, me arrepiei quando a rouca voz de Stevens deu vida à música.

A música me tocou, pois passava uma mensagem de conforto ao filho, de tranquilidade. Como, "Mas vá com calma, pense muito (por quê?), pense que tudo o que você já conseguiu para você vai estar aqui amanhã, mas seus sonhos talvez não". Ela fala tão singelamente da relação entre pai e filho, que me toca. Me arrepia, nunca tive lá uma excelente relação com meu pai, mas apenas com a separação de meus pais senti uma maior aproximação dele com meus irmãos.

Carrancudo, frio, insensível, grosso, não? Hoje eu o entendo. O pai dele faleceu quando ele tinha sete anos, e meu pai cresceu sem o carinho devido, tornou-se um homem sem a capacidade de passar amor. Eu puxei muito dele, mas sei que hoje ele apenas não sabe passar o amor que tem dentro dele. Mas sei o que mexe com ele, e o respeito. Ele sente, ele chora, ele sabe, e eu também sei. Ele só não sabe transmitir. Ele trava, mas as lágrimas denunciam.

Um beijo, um "eu te amo", ele pode não saber dar, mas eu dou nele, é o maior presente que ele pode receber. E de seus filhos ele está recebendo essa lição. Ontem não dei presente material para o meu pai, mas dei o que ele mais precisa. Dei o amor que sinto por ele, dei um beijo nele, e disse que o amava.

Pra mim antigamente era difícil dizer isso, pois a praxe manda dar apenas o que recebemos, mas que coisa, é nosso pai, e não podia ser assim. Não apenas pra ele, mas pra minha mãe e pra todos, damos amor de graça, e não só para receber amor e carinho, mas para deixar esse mundo melhor, gente. Não é um post piégas, é com o coração apertado que escrevo essas palavras, pois ouço a música de Cat Stevens ao escrever essas letras.

Dê amor, ele se multiplica. Por experiência própria, dê amor....tente!

Um comentário:

  1. Cadu, vc é o cara! É o cara pela transparência do post, é o cara pelo comentário q deixou e eu agradeço - "muda sim, eu tb acredito q muda". É o cara tb por saber dividir - o Bono, a cena! Foi massa hj dividir a pauta com vc! Sem frescura... sem não-me-toques, uma figura generosa! Mto bom!

    Um abração!

    ResponderExcluir