quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dúvida


Recentemente assisti o DVD do filme Dúvida, que concorreu ao Oscar de 2008. A película é baseada na obra homônima que ganhou o prêmio Pulitzer - que homenageia o jornalismo e as obras literárias americanas. O filme apresenta um drama de um padre que sofre com a suspeita de pedofilia.

A excelente atuação do já aclamado Philip Seymor Hoffman é show. Ele interpreta um padre protetor das crianças, em especial o primeiro jovem negro de uma escola católica de classe média alta, no Bronx, em Nova Iorque. Como parceira de cena, Hoffman tem a magnífica Meryl Streep, que com uma elegância e talento sem igual dá vida a uma diretora de escola carrancuda e retrógrada.

Em meados de 1964, ambos os personagens brigam ideologicamente vislumbrando uma Igreja Católica com um futuro diferente. O padre é idealista e deseja uma igreja mais amável, compreensiva e aprazível para os fiéis. Já a séria diretora escolar é obstinada pelos rígidos dogmas clericais. Nesse embate está a inocente professora interpretada por Amy Adams.

Os dois monstros na arte de interpretar fazem um duelo psicológico sobre o que a Igreja prega, seus desmandos e suas ideologias. E nessas defesas arraigadas, ambos confessam que existem dúvidas em seus posicionamentos. A flexibilidade e a misericórdia do personagem de Hoffman contrasta com a frieza e insensibilidade de Streep.

Bem...o desenrolar da história é melhor conferir assistindo. Recomendo. Já eu que nunca fui lá um assíduo frequentador de sacristia prefiro o posicionamento defendido pelo padre. Sou católico, fiz primeira eucaristia, crisma, passei quatro anos dentro da catequese, e tenho noções de como funciona uma instituição religiosa.

Igualmente defendo uma Igreja mais maleável e atual, que observe a evolução humana como algo aceitável. Assimilando suas nuances e peculiaridades. Atualmente, a igreja de Bento VXI não é lá essas coisas de progressista como foi o legado de João Paulo II, mas o sinal de que algo errado é o crescimento de ceitas e outras religiões.

De certo que a Igreja Católica tem seu passado negro, mas a atualidade nebulosa desses outros segmentos não me é simpática. Para mim existe apenas um único Deus e pronto. Agora as demais discussões...huuuummmmm é pano pra manga pra conversa.

Cada um no seu quadrado...mas assistam o filme.

Um comentário: