segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Começou....cruz cão!!!


Efetivamente o mês de agosto começou nesta segunda-feira, 3, e com ele vem uma avalanche de supertições e histórias. Por exemplo, as mulheres portuguesas não casavam de modo algum em agosto. Tudo por que, era o período em que seus donzelos se aventuravam no mar em busca de novas terras. E para aquelas que se arriscavam casar, ficavam sozinhas, sem lua-de-mel, ou até mesmo já viravam viúvas precoces. E por tabela, os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil. Olho aberto marujo, agosto chegou....

Por outro lado, nos vizinhos portenhos, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. As argentinas que lavam a cabeça em agosto estão chamando a morte. Uuuuuiiiiiiiiiiii. Já na terra do chucruti, as alemãs não tão nem aí pra fábulas, o mês para se casar mesmo lá é em agosto. Se aqui o mês é maio, lá é agosto.

Os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto, em uma homenagem ao Imperador Augusto, quando estavam acontecendo os mais importantes fatos de sua vida, destacando-se, dentre os principais, a conquista do Egito e sua elevação à dignidade de cônsul. Porque, como e quando agosto começou a ser um mês azarento é que ninguém sabe explicar.

A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente na Zona Rural do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste, onde o processo de colonização foi homogeneamente português.

Tem gente que evita fechar negócios em agosto. Não se casam, nem pensam em se mudar, viagens então, nadica de nada. O que acontece é que mesmo incrédulo ou não, é bom não brincar com o misticismo do mês do desgoto. Seguem apenas alguns exemplos de fatídicos episódios ocorridos em agosto:

No dia 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial. Suicidou-se no dia 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro, o então presidente da República, Getúlio Vargas, renunciando, assim, não somente à presidência da República como também à vida. Forças estranhas fizeram com que o presidente Jânio Quadros renunciasse à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961. Arrepio....

Em outro 24 de agosto, só que em 1572, Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas. Com a morte de Hinderiburgo ocorrida no dia 2 de agosto de 1932, Hitler assume o governo da Alemanha. Não satisfeitos com milhões de vítimas causadas pela I Grande Guerra Mundial iniciada no dia 1º de agosto de 1914, os homens iniciam a II Grande Guerra Mundial em agosto de 1939.

Mais de duzentas mil pessoas morreram nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, quando as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica. No dia 13 de agosto de 1961 foi iniciada a construção de um muro, em Berlim, depois mais conhecido como o Muro da Vergonha. Em agosto de 1963, dez pessoas morreram em consequência de um choque entre aviões da Força Aérea Brasileira, em Viçosa, Alagoas.

Gente em minha pesquisa, achei diversos fatos que põem agosto o mês mais trágico da história da humanidade, portanto, cuidado, olho aberto, mas cuidado pra não cair um cisco, você pode cegar....rsrsrsrr, brincadeirinha. Enfim. Acreditanto ou não, canja de galinha e precaução não faz mal a ninguém.

Um comentário:

  1. Aaaaaaaaaaaaai, Cadu!!! Eu q nem ligava p agosto, agora, MEEEEEEEEEDA!!! KKKKKKK

    ResponderExcluir