quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O mestre mandou



Quando uma história dá certo, não há quem segure o sucesso que ela alcança. Do ponto de vista jornalístico, uma boa ideia se traduz em uma pauta que dá vida um texto inebriante e delicioso. Foi o que aconteceu com minha amiga e companheira de trabalho Telma Elita. Além do doce de pessoa que ela é, seus textos são deliciosos de ler. E a boa ideia em questão, foi a série dos mestres alagoanos, iniciada em maio deste ano pela Agência Alagoas.

A série de reportagens ganhou as páginas no suplemento de informação do Diário Oficial do Estado de Alagoas, apenas em junho. A produção que pode ser conferida no http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/ , ilustrou a riqueza cultural de 18 mestres da cultura alagoana, que faz parte do Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana.

No total são 21 mestres, porém 15 estão vivos, três faleceram recentemente, e mais três foram eleitos este ano. O talento que foi passado de pai para filho e enche os olhos dos amantes da cultura foi apresentado em texto e foto pela jornalista Telma Elita e pelo fotógrafo Neno Canuto. A novidade é que toda essa produção está sendo transformada em livro.


Nesta sexta-feira, 21, os mestres serão homenageados pelo Governo do Estado de Alagoas, em uma cerimônia no Palácio República dos Palmares. O que significa para eles ganhar esse reconhecimento? Além da ajuda de custo que corresponde a um salário mínimo, o apanhado cultural ganhou ainda as páginas dos jornais. Periódicos de Maceió compraram a ideia e igualmente fizeram uma série ilustrando a beleza cultural destes mestres.

E o sucesso não para por aí. A série também provocou a criação de um selo que vai homenagear esses colossos da cultura alagoana. Os Correios também se engajaram no projeto e também vão homenagear os mestres alagoanos. Figuras como Nelson da Rabeca, dona Maria Flor, Seu Dedeca; fortes personagens da cultura alagoana estarão espalhados pelas cartas que vão e vem pelo país.


O que nos resta é bater palma para a produção destes alagoanos tão talentosos. Mas parabéns também para Telminha e Neno. Maravilha de produção jornalística que certamente vai imortalizar a obra destes fortes.

Um comentário:

  1. Caduuuuuuuuuu......... q lindo! Obrigada, meu amigo! E esse trab só foi possível pelo apoio de toda a equipe Secom! Q os mestres cheguem cada vez mais alto: sejam selo, patrimônio vivo, nomes reconhecidos em todo o país. Hj, soube do falecimento da Mestra Augusta, q conheci há uns dois anos! Não é Patrimônio Vivo, mas fez trab tb importante! Hj, uma mistura de emoções! Feliz por amanhã, triste pela perda de hj! Ces't la vie.

    ResponderExcluir