segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ela aparece, sempre!!!


Verdade e mentira. São dois reis que se degladiam diariamente dentro de nós e entre vitórias ou derrotas, não sabemos ao certo quando ganhamos ou perdemos na realidade. A mentira é necessária em alguns momentos sem dúvida, porém, a verdade liberta, ilumina, por mais forte que seja sempre é necessária. A mentira magoa, traz enganação, caçoa de ti, das pessoas, de terceiros. Um dia essa verdade vencida ganha o espaço da mentira vendida e disseminada momentaneamente, pode ser tarde demais, mas ela precisa e deve aparecer sempre.

Aristóteles citou certa feita da vantagem da mentira. "Que vantagem tem os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade". A sentença do pensador resume tudo aquilo que já conhecemos. Aquele que muito mente, não se faz acreditar. Ele mesmo será o grande prejudicado quando seu brado for autêntico. A mancha vil da enganação estará sempre em sua sombra. E por mais que ignore esta herança, terceiros sempre vão desconfiar de sua idoneidade. Inevitável seu passado dará o ar da graça.

Tenha medo destas pessoas que mentem sem piscar, mentem de "olho duro", como dizem os matutos. Tais pessoas são capazes de tudo, tudo mesmo! Elas são alimentadas pela inverdade, consomem e reproduzem falácias em benefício próprio, se tornam hienas vorazes, que matam rindo, gozando daquele momento. São frias, calculistas, dissimuladas, estrategistas para o bem próprio, que se danem as consequências; o que vale, na verdade, é o "benefício" que aquela mentira dará em seu retorno, ninguém mais.

Duvido e duvido muito desta volta benéfica e boa para os enganadores. É efêmero e muito singelo o ganho desta conduta, pois é como um véu que esconde a real situação, o verdadeiro panorama. Encobre a chaga, a cólera que ela mantém internamente.

Falar sobre falso e verdadeiro, mentira e autêntico, original e errôneo depende do ponto de vista de cada um, é relativo e perigoso. O que naquele momento pode ser verdade, proveitoso e útil é justificável, tudo para se alcançar um bem, uma sensação, um objetivo. Tudo é válido. Sabendo-se que, claro, aquela inverdade se desfragmenta com o tempo por meio de fatos e informações marginais mesmo. Sem querer ela se esvazia.

A verdade mina lentamente, dia a dia, semana a semana, mês a mês, algo contribui direta ou indiretamente para que ela cresça e apareça. Sem fazer força. Parece até lei da natureza, divina, não sei. Um dia ela surge, onipresente e onipotente. Você verá, aposte nisso!!!!

Como disse o poeta e romancista francês Abel Bonnard, "o amor pode morrer na verdade, a amizade na mentira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário