segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Ritual: fé e ceticismo


Fazia tempo que não comentava um filme, pois então a bola da vez é o longa "O Ritual". Ele estreou nas telonas de Maceió este fim de semana e pelo que vi, arrancou não apenas gargalhadas do público nos momentos de descontração, mas também deixou o espectador católico intrigado ou no mínimo com aquela cara de assustado.

A película é dirigida por Mikael Hafström e traz um embate angustiante entre o ceticismo e a fé. Os diálogos são bem construídos e causa incomodo nos católicos mais fervorosos. Além do debate teológico, o filme, que é baseado em fatos reais, tem no elenco o veteraníssimo Anthony Hopkins e o jovem Colin O'Donoghue em discussões acaloradas, quando o personagem do veterano ator tenta tirar as dúvidas do cético padre pelego.

Em paralelo, você ainda vê um Rutger Hauer irreconhecível faz uma pontinha no filme, assim como a bela brasileira Alice Braga - sobrinha de Sônia Braga. Ela ultimamente tem andado bastante nas produções norte-americanas e faz bem, muito bem, não apenas desfilando seu talento, mas seu corpo e seu rostinho ajudam muito...ôôô!!

Quem for ao cinema esperando gritos, cabeças girando e vômito de ervilha...não se engane. O filme é mais categórico e aposta em algo mais real, sem muita fantasia. Quase ia esquecendo de dizer um pouquinho do filme. O ceticismo de um jovem o incomoda tanto que ele vai buscar a luz num seminário e em seguida, segue direto para a capital da fé mundial: Roma.

Como se sabe...para se existir o bem, o mal também deve haver. O mesmo acontece com Deus e o Diabo. Essa antíntese não era bem degustada pelo jovem padre Kovak. O padre Lucas (Hopkins) é que foi designado a por Deus no coração e na cabeça do cidadão. Bem... se ele consegue ou não....só assistindo o filme.

Detalhe....eu adorei o filme não apenas pelas vendetas verbais entre os protagonistas, mas gosto em primeiro lugar de filmes que me surpreendem, fogem do roteiro comum e pragmático, "O Ritual" conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário