terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Beleza interior


Como cinéfilo peço perdão por ter deixado de assistir um filme como 'Preciosa - Uma história de esperança' apenas agora. Poderia muito bem ter conferido a mensagem forte da história ainda no ano passado. Entretanto confesso que fiquei com receio de ficar chocado com a história de Clareece Preciosa Jones, tão aclamada em 2010 e falada pela comoção que o longa despertou no público.

A novata atriz Gabourey Sidibe soube transbordar sua carga emocional diante de um personagem tão denso e complexo. Preciosa é uma menina negra, gorda, analfabeta, 16 anos, mãe de uma criança com síndrome de Down, soro positivo, grávida novamente do próprio pai que a estuprava, e filha de uma mãe pé no saco que a molestava quando criança.....bastou ou quer mais?

O tamanho do sofrimento relatado no enredo do filme é qualquer coisa de dar mais que dó, é fazer mais uma vez a gente pôr a mão na consciência e se tocar. A vida não é fácil para pessoas normais...imagine para uma 'preciosa' da vida. Fiquei emocionado com o filme e ainda mais com a coragem e esperança que o personagem teve diante dos problemas.

Pôxa, pessoal, não importam seus problemas, o que vale é a sua força para superá-los. Preciosa sempre que se deparava com momentos de tristeza e de dor, ela viajava na maionese, fantasiava, saia daquela situação como uma forma de proteção...sei lá. A construção do filme foi maravilhosa, o diretor Lee Daniels foi primoroso.

Portanto, pessoal, aluguem, assistam, comprem, enfim...e preparem-se para se emocionar. São histórias como essas que apresentam uma vida diferente para nós. Mostram do que somos capazes, e o que podemos fazer para sermos felizes. Tenham fé e erguam a cabeça. Preciosa neles....

2 comentários:

  1. Rapaz, eu peguei emprestado assim que foi lançado em DVD. Gravei e não assisti.Não tive coragem. Está na pilha dos "ainda não vistos" e ainda não sei se estou no clima de assistí-lo.

    ResponderExcluir
  2. Também tive a mesma relutância...mas não me arrependi. Tome coragem, amiga. O efeito é inverso

    ResponderExcluir