quarta-feira, 8 de julho de 2009

Teimosia


O ano era 1998. Estava descendo a principal avenida de Maceió(AL), a Fernandes Lima. Era um dia muito importante em minha vida, dia de vestibular. Segunda fase para Direito para a Federal alagoana. No rádio tocava a música de Raul, Tente outra vez. Naquele momento me arrepiei e chorei. Caia na ponta do olho uma lágrima que mexeu com meu estado psicológico momentâneo.


Se foi um sinal não sei. Foi a primeira vez que ouvi atentamente aquela canção de Raulzito. Cada letra cantada, eu tentava entender por que tanta emoção. Enfim, como resultado do descontrole, creio eu. Não sagrei êxito. Mas no ano seguinte, estava comemorando minha aprovação em Jornalismo. Não me arrependo. Mas uma vez, a vida me mostrou o que é teimosia.


Taí uma coisa que todo mundo deveria ter. A teimosia é algo que soa como algo chato, no mínimo. O teimoso é o "cabeça dura", aquele gajo que é difícil de convencer. Fica de braços cruzados, emburrado, querendo satisfazer seu desejo. Mas o teimoso, tanto faz que consegue.



Não vamos entrar no mérito de discutir as amplitudes teimosas. Não é minha intenção. Quero apenas lembrar de como é importante insistir em seu projeto, seu objetivo, seu sonho. Até quando não o conhecemos. Teimosia é mesmo após da queda, no chão, arrasado, ter forças pra levantar, sentir o baque, mas não dar trela para as moléstias que te derrubaram. Insistir.


Eu mesmo sou muito teimoso. Cabeça dura. Nem adianta me dizer que não pode, que não dá, posso me lascar, mas prossigo. Minha vida foi sempre assim. Nunca tive facilidade em alcançar e realizar meus desejos. Porém, de um modo ou de outro a redenção chegava.


Como muitos leitores, a vida sempre nos encheu de pancadas. Chutes, safanões, pontapés, enfim. De derrotas estamos cheios, mas o importante é que nossa teimosia nos encheu de força e ira para superar tudo isso. E nossas glórias se equivalem as quedas, e superam.


Nessa minha vida, tive muitas namoradas, ficantes, casos, fui muito feliz, mas também apanhei um bocado com decepções e frustrações. Como sou emotivo até demais meu pranto amoroso é histórico, os mais chegados conhecem.


Entretanto, como todo bom obstinado não fraquejei. Hoje estou e faço uma pessoa muito feliz. Heverlane me completa em muitos sentidos. Somos deveras parecidos, pois o sentimento que nasceu desconfiado e acanhado, é crescente e grandioso. Entendo como um prêmio por toda lágrima que derramei nesses anos aí.


É um simples exemplo que diariamente acontece com milhões. Aquele aluno que recebe uma péssima nota, mas não se entrega. Ele estuda e na prova seguinte, tira uma nota ainda maior. O feirante que no maior temporal carregando seu carrinho lotado de frutas e verduras para vender na feira, seu carrinho perde a rodinha. "Putz, o que eu fiz para mercer isso?", ele pergunta.


É sempre esse o questionamento que fazemos quando sofremos um tropeção. O que vale ser lembrado é a necessidade humana em se regenerar e continuar crescendo, andando, seguindo. A nossa arma contra as barras da vida. A teimosia representa isso. Continuar no sonho, mesmo que todos estejam contra. Que tudo seja traduzido como obstáculo contra seu desejo. E essa barreira seja instranspunível. É o nosso teste. Deus quer nos testar, para ver até onde vamos. O nível de nossa obstinação e fé. Até conseguir.


Seja teimoso você também...e como disse Raul Seixas na canção: "Tente outra vez"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário