terça-feira, 7 de julho de 2009

Má educação


Assisti uma apresentação de um experiente especialista em educação pedagógica. Ele fez uma afirmação que me chocou e me levou a pensar. Segundo o professor, em um estado como Alagoas que possui aproximadamente pouco mais de 380 escolas estaduais, cerca de 1.100 professores estão em licença médica.

Mas o absurdo não é o número, mas sim, quando se cruzam os nomes dos profissionais, a grande maioria também leciona nas redes municipais, e pasmem, o mesmo funcionário que se diz doente para o Estado, trabalha normalmente nos municípios. Isso é improbidade administrativa. Roubo de dinheiro público.

Agora me diga, o que diferencia esses 'profissionais' de um político ladrão. Como cobrar integridade e honestidade do desonesto, se o próprio carinha é tão ladrão, quanto. O mesmo digo daqueles que furam fila, roubam no troco, policiais que se corrompem em blitzes. Os exemplos estão por aí.

Por outro lado, ouvi um comentário de um tenente-coronel da Polícia Militar alagoana, quando questionado sobre a corrupção com PMs. "O caráter de um homem, não se mede pelo seu salário", foi enfático. E ele está certo. Certíssimo. Se você é honesto, é honesto rico ou pobre. Indefere. Existe muita gente ruim por aí, tá cheio, literalmente, saindo pelo ladrão.

Aí o desocupado diz: todo mundo rouba, por que não posso levar o meu? Vê se pode. Quer dizer que, se o vizinho é pilantra, você vai seguir o exemplo? Coisa nenhuma. Cada um na sua. Honestidade é de berço, é comportamental, é da índole.

Outra coisa que foi citado pelo educador. Quando existem pesquisas de satisfação, todos, professores, alunos, pais, todo mundo diz que a educação está uma maravilha. Professores estão dando aulas maravilhosas, os alunos estão aprendendo uma beleza, e os pais estão super satisfeitos pela eloquência dos filhos.

Faltam condições de trabalho, modernização, reconhecimento da profissão, capacitação, falta tudo isso. E isso é nacional, não é exclusividade dos estados e municípios. Educação é a prioridade cinco do país. Quando você vai pra rua e pergunta ao povo qual a prioridade nos planos de governo, os cidadãos apontam Educação como a quinta prioridade. Começa por aí.

Absurdo é pouco. O reflexo, é esse. Jovens descompromissados com as aulas. Não sabem de nada. Pasmem, até os baicharéis em Direito precisam de cursinho pra fazer a prova da OAB. O resultado é reprovação geral. Hoje, o camarada não quer saber de estudar, nem na educação básica nem no superior.

Portanto, amigos professores, a luta é justa, a missão por uma melhor educação é difícil, porém devemos arrumar a nossa casa primeiro para cobrar dos outros. Como diria Leão Lobo, dignidade já!!!! Ui

Um comentário:

  1. Triste é imaginar que a falta de compromisso dos servidores para com o interesse público não só acontece na educação. Mas a culpa é sempre do governo.... impressionante!

    ResponderExcluir