quinta-feira, 23 de julho de 2009

Diversão no lugar errado

Jovens em busca de curtição num interior distante das boates da capital. Frio de tremer os dentes. E um guia amante de reggae pesado. Misture isso tudo e você pode imaginar no que dá. Não, não, não dá pra imaginar. Esses fatores se uniram em julho de 1997, quando visitei a Chapada Diamantina (BA).

Meu grupo ficou hospedado na Pousada Tradição, no município de Lençóis. E o nosso guia foi uma figuraça chamada por Lô. Ficamos lá por cinco dias. E como dizia Tony Garrido, todo mundo espera alguma coisa num sábado a noite. Como é de costume nesses grupos de estudantes, fomos para um barzinho na noite gélida da cidade. A temperatura variava entre 10º e 12º. É frio, muito frio. E todo mundo, tirando os professores lógico, queria muito mais que ficar sentado olhando um pra cara do outro.

Quando pagamos a conta, eu e alguns amigos puxamos nosso guia para uma conversa de ouvido. "Onde rola uma balada legal por aqui", dissemos. Espertamente, Lô pediu pra esperar. Demos aquela velha massada e fugimos do grupo. Foi quando em uma esquina, o nosso intrépido mentor de libertinagens disse que o lugar era legal. Vê se consigo descrever.

Um negão estilo Steve Wonder, de óculos escuros, blusa de cetim branco com tufas de cabelo pulando do botão aberto. Cada dedo era uma anel maior que o outro, e na cabeça um chapéu preto meio que caindo. Aquele ar bem cafajeste. Até por que atrás do teclado dele, um luminoso vermelho intermitente não dava trégua. Era hilário, mas monótono. Os frequentadores bêbados e mulheres de gosto duvidoso com cara de poucos amigos.

Aí retrucamos com o Lô. "Pô, isso não é o que queríamos", confessamos pra ele. Deu certinho. Saímos do antro paradão e procuramos mais agito. Então, depois de andarmos um pouquinho, ele parou em frente a um casebre simples, de porta e janela com madeira velha e pintura gasta. Ninguém dá nada pela fachada.

Gente....quando um negão dobrado abre a porta, Lô diz o singelo: tão comigo!!! Putz...pegou pesado. Um corredor estreito e escuro parecia que não tinha fim, apenas um feiche de luz lá no fudo nos atraia. Já não se sentia frio, o abafado predominava. Foi então que descemos uma escada, e bem ao fundo um som começou a tomar o corredor. O som aumentava e mas uma escada apareceu, agora subindo. Daí, avistamos uma cena incrível.

Era um enorme galpão fechado, onde uma densa fumaça só deixava ver os corpos se contorcendo e se tocando sensualmente. O som era um reggae contagiante e erótico. A luz vermelha contrastava com uma lâmpada fosforescente que tentava brigar com a penumbra muito mais forte. Claro, todo mundo ficou olhando pra gente. Aquele monte de adolescente só observando e embasbacados.

Assustados, tomamos algumas cervejas, mas não pegamos ninguém. Fomos embora. No caminho ficávamos lembrando das figuras que vimos na noite atrapalhada. Mas imaginávamos que todo mundo estivesse dormindo na pousada. Chegamos de ponta de pé pra não acordar ninguém, mas quando dobramos nosso corredor. Avistamos uma imagem ainda mais chocante que vimos lá no lugarzinho do Lô.

Era neguinho caido no chão com a língua de fora bêbado, gente se pegando no quarto, muito beijo na boca. Litros e litros de cana vazios jogados no chão disputando espaço no chão com latinhas de cervejas. Meninas e meninos entregues ao álcool e a libertinagem. Não existia mais cama. O povo deitava no chão mesmo. Altas horas da madrugada e não existia personagem sóbrio naquele recinto.

Talvez se não tivéssimos ido para a aventura de nosso guia regueiro, teríamos dado mais sorte entre nossas coleguinhas. Coisas que nunca saberemos. Agora só na próxima encarnação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário