sábado, 8 de março de 2014

Ôôô dorzinha miserável


O que é a saudade? Quem nunca a sentiu? Fico sem entender como apenas na língua portuguesa esse sentimento tão forte está registrado. Será que o britânico não sente falta de uma música, ou será que o japonês não tem aquele vazio no peito deixado por quem já não mais está ali perto? Creio que eles têm dentro de si aquele peso, se tem nome ou não, pouco importa.

Uma pessoa querida que se foi, um lugar, um tempo gostoso de nosso passado recente ou mais pretérito. Uma canção nos transporta para tal lugar, evento ou situação. Um cheiro, um aroma nos faz lembrar do que tentamos fugir por algum motivo. Ou pura e simplesmente, o tempo levou de nós para nunca mais aquela sensação de alívio de estarmos com tal pessoa, por exemplo. Uma foto, registro tácito daquilo que vivemos e não mais se repetirá. Lástima, azar para nós que lamentamos dia após dia daquilo que perdemos.

Tem gente que tem saudades do cheiro, do jeito, do olhar, do toque, dos beijos. Saudade da presença ou até da ausência consentida, pois ela tem hora para acabar. O que insiste em não passar é a dor infinita dessa bendita saudade. Ela te rasga por dentro e espreme de nossos olhos as lágrimas mais contidas. Ela nos deixa zonzos de dor, atônitos e inertes para tudo. O mundo para, deixa de existir quando estamos revivendo - dentro de nós - instantes que não temos mais. Momentos, histórias, sorrisos, lágrimas compartilhadas e jamais esquecidas.

É o puro sentimento de perda, falta, ausência, amor pelo que se deixou para trás. Apesar da origem latina da palavra - solitas, solitatis, relacionado a saúde ou saudar - foram os portugueses que difundiram o referido banzo. Ao colonizarem a Terra de Vera Cruz, os patrícios narravam a saudade da terrinha de além-mar. Era uma melancolia braba..affff....imaginem só um oceano de distância. O que não é diferente de hoje, onde mesmo com celulares, redes sociais e todo esse aparato tecnológico não mata a tristeza dos saudosos.

Ô malvada distância, atroz orgulho, tempo cruel. Vocês só fazem aumentar meu pranto. Heróis são aqueles que resistem a ti saudade. Arrojados são aqueles que te jogam pro lado e tratam de acabar contigo. Os melancólicos, como eu, apenas sentem, chegam até a curtir, pois sabemos nós que se existe saudade é porque algo de bom ficou, respeitemos. Portanto, sinta saudade, mas se quiser acabar com ela, corra atrás ou se acostume a conviver com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário