quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Depois do BBB....


Não seria eu se não comentasse a minissérie Brado Retumbante. Pô, galera, deixa Bigo Brother Brasil de lado, assiste quem quer e pronto. O legal é que depois você conhece depois como nossa política funciona. Mesmo que de forma metafórica, você é provocado a conhecer mais a história desse país.

O ator Domingos Montagner, que dá vida ao presidente Paulo Ventura, ex-deputado que é obrigado a assumir a Presidência, por uma fatalidade do destino, lembra o caso de Ranieiri Mazzilli. Presidente da Câmara em 1961 e 1964, o advogado paulista foi obrigado a assumir o comando do país em dois momentos. O primeiro na ausência do presidente Jânio Quadros e de seu vice, João Goulart - entre 25 de agosto e 8 de setembro de 1961; e 2 de abril de 1964 até abril de 1964.

Outro detalhe curioso é a veia 'cafa' do presidente Paulo Ventura. Aí ele pode estar incorporando o boêmio Juscelino Kubitschek ou o boa pinta Jango. Pegadores de marca maior, atletas de alcova natos. Bem, não lembro de algum presidente da República que tenha sofrido atentando à bala, por favor, professores de plantão me ajudem e me corrrijam, por favor.

Ele também se vestiu de Fernando Henrique Cardoso ao criar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Deu uma de Lula, a quase ingnorar o lobby dos livros escolares e esquerdistas ganhando rios de dinheiro com a confecção de didáticos. E ainda voltou no passado. Paulo Ventura esteve na pele de Rodrigues Alves, quando exército estrangeiro invadiu o território que hoje é o Acre. O Brasil ainda se deparou com mesma problemática diplomática durante a Guerra do Paraguai. Aí foi um imperador, não um presidente.

As demais nuances só poderiam ser descobertas com a quebra do sigilo dos presidentes. Por outro lado, alguns personagens da trama podem ser encaixados na vida política nacional real e de hoje. Aquele senador bem ao estilo "Al Capone", bem "Don Corleone" e com 50 anos de carreira política.....só se "Honoráveis Bandidos" pudessem confirmar as suspeitas. E Maria Fernanda Cândido não perde nem um pouco para a mais gata primeira dama do Brasil, Tereza Goulart (mulher de Jango).

Não se enganem. O jogo político na real é bem mais sujo. Tem gente sim que vive de fofoca, picuinha e malversação do erário público. Existem aqueles contratados apenas para confeccionar dossiês. Há aqueles que corrompem, batem nas costas, porém te rasgam até a alma. Contem também com a turma do contra mesmo, os xiitas que o chamam de 'nobre colega' e o abominam. É a política cada vez mais presente e mais imitona da vida real.Se liguem, eles existem e querem o seu mal. Matam, roubam, mentem, riem, denigrem e aí estão.

A sociedade nada faz, pois prefere ficar em casa enchendo o bucho e fazendo corrente na net ao invés de protestar. Bem, redes sociais é bem mais que isso. Aff, Cristo.

Sim, claro....Parabéns ao Ricardo Waddington pela direção e pela iniciativa da Globo. Parabéns mesmo, show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário