terça-feira, 9 de junho de 2009

Velha infância em segundos


Com as chuvas que caíram em Maceió na semana passada vi uma cena que me chamou a atenção na rua. Parado no sinal, água castigando a capital alagoana, todo mundo preocupado com queda de barreiras, rádio dando flashes dos locais de risco e a Defesa Civil mobilizada. Pode-se dizer um inferno molhado. Maceió não pode ver um pingo d'água.

Em meio ao caos aquático, e alheios a tudo isso, percebi duas crianças brincando numa poça de água na rua. A chuva caindo impiedosa e eles nem aí pra nada. Aí você pergunta caro leitor, onde anda a mãe desses meninos? Os pirralhos eram a personificação da felicidade. Uma alegria tamanha que arrancou o meu sorriso. E despertou minha inveja.

Eu indo pro trabalho, a cidade em calamidade pública e os garotos brincando como se ali fosse seu parque aquático particular. Lembro em mim de como é fácil ser feliz quando se é criança. Nós adultos precisamos trabalhar, ganhar dinheiro, carro, casa, festas, shows, contas, estudo, tudo para ter uma vida mais confortável. Para eles, a vida se resumia num poça de água na rua.

Como era bom sair correndo ao meio de um temporal, sair por aí sem preocupação maior ou qualquer preocupação. Como éramos felizes. Nosso estresse era saber onde, como e com o que brincaríamos no dia seguinte. Não estávamos nem aí para quem era o presidente, se o dólar caiu, ou se a Petrobras aumentou o combustível. Necas. Nada disso importava.

Quanta saudade. E depois de tanta animação na rua. Voltar pra casa ensopado, ou se suor ou de chuva. Era aquele sarrabujo pra dentro de casa...rsrsrrsrs "vai pro banheiro, menino" ...rsrsrs. Jogar bola no meio da rua descalço. Chupar picolé até a língua ficar vermelhona. Ter apenas o refrigerante como néctar dos Deuses. Vídeo game era o vício. Correr, pular, brincar, polícia e ladrão.

Infância muito legal, legal mesmo. Quanta saudade bateu em mim naquele momento no carro parado no sinal. Um filme passou em minha cabeça. E certamente minha viagem no tempo mexeu e se resumiu na lição do dia. Assim como a infância foi efêmera. O hoje é mais instântaneo ainda. Vamos aproveitar gente. Curta o momento, brinque. Sorria sempre. Dê aquela gargalhada. Dê vida ao seu corpo, dançe, movimente-se. Pois mais na frente você vai precisar dele e ele pode vacilar.

A nossa velha infância pode não voltar mais, mas podemos trazer ela de vez em quando. Para o nosso bem é o nosso cano de escape. Fuja um pouco. E como diz a canção que Vanessa da Mata canta, tome um banho de chuva...é bom de vez em quando!!!! Mas lembre-se, como você não tem a resistência de uma criança, tome uma vitamina C depois.....

3 comentários:

  1. kkkk...adorei minha infância, adolência, amigos do colégio, faculdade, pós. Me fez lembrar de momentos muito bons.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. eita era mesmo...eu vinha do colégio até em casa colocando a cabeça em tudo que era bica...kkkkkkkk Levava cada "carão".

    p.s: gato, quando falei trilogia no meu blog, falei dessa nova fase com o john connor adulto...kkkk Daí seriam 6 filmes...kkkkk

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Maaaaaaaaaassa, Cadu!!! Menino... e não é q ontem, depois q saí da Secom, fui resolver umas coisinhas na rua... Cadu, tomei uma chuva... tava ali, no Passeio Stella Maris... todo o vento da praia parecia trazer a chuva p mim... fiquei ensopada! Depois de um dia de faculdade e trabalho... Mas sabe de uma coisa?! Relaxei! Senti foi a chuva no q ela tem de bom! Toh aqui, nem gripei!!! rsrsrs E agora... vendo seu post... q a gente aproveite td q a vida tem a nos oferecer!

    Um abração!

    ResponderExcluir