terça-feira, 9 de junho de 2009

Herois da resistência ou da teimosia mesmo


Ainda quando era estudante de jornalismo fiz uma crônica sobre o futebol alagoano. Mas ele cai como uma luva para os representantes do futebol periférico do melhor futebol do mundo. Ou melhor, os times de segundo e terceiro escalão. Naqueles tempos das cadeiras universitárias, relatei a intrépida vitória do até então desconhecido ASA de Arapiraca ganhara na Copa do Brasil, do campeão daTaça Libertadores da América e todo-podereso Palmeiras.

O trauma fica até hoje para os palmeirenses já que o fato ocorreu na casa do porco, em plena São Paulo, no Palestra Itália. Lembrou? Pois aconteceu.

Venho aqui por que o governo do Estado, assim como em outras ocasiões, está apoiando os clubes alagoanos na disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol nas séries C e D. CRB, ASA e CSA estão recebendo ajuda financeira do Estado para pelo menos movimentar os estádios alagoanos após o Campeonato Alagoano.

Só o futebol mesmo. Qual outro esporte poderia proporcionar um duelo tão inimiginável entre Davi e Golias? Onde um clube com a estrutura do Palmeiras, folha salarial e demais vantagens sobre um clube do interior de Alagoas? Lugar nenhum do mundo acontece fato similar. O futebol tem mil e uma histórias semelhantes a essa. O CSA já ganhou do Vasco, em pleno São Januário. O mesmo CSA desbancou o poderoso Santos este ano na Copa do Brasil. Coisa de maluco.

Não se explica, se curte. Apenas os deuses do futebol sabem explicar tamanha incoerência. Mas é legal, não estou reclamando, é muito bom. Dá a surpresa ao espetáculo, não é meticuloso e pragmático como os esportes americanos onde sempre dá a lógica e a justiça. É chato.

Portanto esse maravilhoso esporte, tido como o mais praticado do mundo, é o melhor mesmo. Não há igual. Os herois da resistência continuam por aí. Eles aprontam a cada dia. Muitos dizem para eles fecharem e pedirem as contas, coisa alguma. Assim não teria graça. O que seria então do pior time do mundo, o Ibis de Pernambuco? Sem chance. Que continue o espetáculo, e a teimosia e traquinagem dos aventureiros da bola continue.
O medo que dá é esse dinheiro que o governo do Estado está fornecendo aos cofres dos clubes seja bem utilizado. Muita gente chega junto dos pobres clubes apenas para sugar e se notabilizar para a carreira política. Uma pena. Mas estamos de olho. Resultados já!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário