quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pensa bem antes de falar



A hora e o lugar certo para falar. Poucos têm essa habilidade de saber dosar emoção e palavras. Elas são como flechas e não voltam. Essa é bendita inteligência emocional que tanto se fala, segredo do sucesso de grandes líderes. Não é fácil compreender, analisar e escolher os verbetes certos para disparar em momentos de alta tensão. Em instantes, o oxigênio falta no tutano e o raciocínio se vai.

O remédio para acabar com isso é aquela boa e velha respirada bem fundo, outros podem rotular como aquela 'pegada de ar' - como chamamos aqui no Nordeste. Outros se utilizam do rodeio de palavras, tangiversam por outros assuntos para só a partir daí responder, resolver, intervir na situação em questão. É bem melhor!!!

Geralmente se fala muita bobagem, pessoas 'estouram', vomitam declarações que vão atormentá-te pro resto da vida. Ô vida!!! Calma, pessoal. O blogueiro aqui que vos escreve tem dentro de si ambos os temperamentos. Será que isso faz de mim um bipolar? Não sei, confesso.

Por onde passei galguei e consegui subir em cargos e posições por minha liderança. Não, não, sem falsa modéstia. Sempre comecei de baixo e ascendi com dedicação, empenho e liderança. Por outro lado, mais novo, fui sim explosivo. Falava muito o que vinha a cabeça. Temperamental ao extremo. Passional. Aprendi com a dor. Como mulher de malandro apanhei muito para aprender como e quando agir. E ainda estou aprendendo, claro.

Respira, acalma-te, organiza as ideias e nunca, nunca, bata de frente, evite o embate. Como também não fale o que todo mundo quer ouvir, seja você, seja forte, pontual, maleável e preciso. Mas nada de ser o 'sabichão', saber de tudo afasta as pessoas, esteja sempre aberto a ouvir, aprender e apanhar também, por que não?

'Homens bomba', pela essência da expressão, tem vida curta; portanto, na vida profissional e pessoal também, seja mais conciliador, saiba escolher o momento exato para se pronunciar, deixa o cérebro se oxigenar e assim você ganha consistência e notoriedade para opinar. Dê o tempo certo, devido e salutar para ver a situação de modo geral. Escolha bem as palavras, pois o poder delas é devastador.

Por fim, para pirar nosso cabeção entenda que sua pontuação bem pensada, embasada, refletida, não vai agradar a todo mundo. Sempre terá alguém para se opor a ti. Graças a Deus....viva a democracia! Esteja pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário