quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ô povinho


Na novelinha Brasília de hoje vou falar sobre um dos maiores patrimônios de Brasília, seu povo esquisito. É sim, esquisito. Chega a ser engraçado. Digo isso por que, todo mundo que aqui chega, sofre uma mudança impressionante de comportamento, para não dizer assustadora. Chamou-me atenção a construção de um povo que uniu nordestinos, em sua maioria, maranheses e paraibanos, com gente caipira do Centro-Oeste brasileiro, Sudeste e Sul. É um mix de brasileiro, só que aqui a mistura saiu pelo lado mais sombrio.


Você transitando pelas ruas não consegue receber um bom dia, um boa tarde, que sá um boa noite, nem um xauzinho de gentileza. A morbidez e falta de educação do brasiliense é gritante. Eles não chegam pra ti e pedem "por favor", já vão falando e pronto, são raros os casos que a educação caseira marca presença. Como nas grandes capitais a correria do dia a dia transformou o nordestino ordeiro e acolhedor num paulista frustrado e arrogante. É possível isso?


É lamentável, já que a essência do brasileiro não é essa que vemos nas ruas brasilienses. Não sei onde se esconde o calor do brazuca. Minha tese é compartilhada com outros colegas nordestinos residentes aqui. A adaptação se torna muito mais dificil por isso, os nordestinos não tão nem aí para os conterrâneos recém-chegados. Parece que o vírus da impáfia se alastra com facilidade, e neste cenário, os novatos são obrigados também a fechar a cara e seguir em frente. Mas é claro que a educação mandou lembranças para todo esse povo.


Coitados...prefiro o calor de minha gente. A agonia das altas temperaturas do Nordeste. Escolho o afeto, o abraço, o beijo, o aperto de mão, o toque. Sangue nas veias. E viva a humanidade....meu Deus!!!!!

4 comentários:

  1. Euuu diiiiisse!!! ninguem acreditava em mim...oohhh povinho...oohhh cidade...rsrsrsrsr...saudades amigo, Lua

    ResponderExcluir
  2. eita menino...longe de casa e assim...é lasca....
    Viva o povo Alagoano que de tão de casa é folgado...kkkkkkkkkkkkkkk
    bju

    ResponderExcluir
  3. Depois de chama de baihista!!! Orgulho de ser nordestina!!! heheeheheheheh

    ResponderExcluir