segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aviso aos navengantes...


Em a Arte da Guerra, Sun Tzu falava sobre a preparação dos guerreiros chineses para a batalhar. Além do ponto fundamental, que é conhecer o inimigo e o terreno onde se vai guerrear, o guerreiro teria de se armar. Não apenas com armas, escudos e armaduras e demais parafernalhas bélicas, mas acima de tudo com um fator extremamente necessário: o medo. Ele deve ser encarado como um termômetro de perigo. É natural. E é isso que sinto às vésperas de minha mudança pra Brasília. Não sou nenhum guerreiro chinês, não conheço o terreno, não sei o que me espera, mesmo assim sigo a risca os preceitos da Arte da Guerra.


A angústia toma conta de meu coração, pesa nos olhos. Deixar família, namorada, amigos, contatos, toda uma carreira, uma vida. Tá mito dificil, mas o desafio foi feito, e ñ sou de fugir. Adoro ir de encontro, bater de frente. Amo quando duvidam de minha capacidade. Isso motiva....


Certa vez uma pessoa chegou pra mim e sugeriu no terceiro ano de faculdade, abandonar o jornalismo. Desistir. Ela na cara dura disse: por que vc ñ vai jogar bola, fazer desenho, sei lá, qualquer outra coisa que vc goste. Aquilo foi uma punhalada. Mas necessária. Foi a partir dali que senti a necessidade de melhorar dia a dia, ser sempre o melhor, correr atrás, pensar, planejar, agir, e almejar sempre a perfeição. Não, não, ainda não consegui essa disputada perfeição. E nem quero chegar tão cedo, pois quero trabalhar cotidianamente para fazer o melhor todo dia, pois se chegar a perfeição, o que mais poderia seguir?


Quero aprender aos poucos, com todos. E essa oportunidade vai me proporcionar um mundo de chances. Vou sofrer, penar, chorar pela distância dos "meus". Mas vou trabalhar com empenho único para voltar melhor. Vou pensar diariamente em cada um de vocês....portanto....como um guerreiro chinês, visto minha armadura e vou pra guerra, mas vou pra vencer!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não preciso nem dizer que vc vai fazer muita falta por aqui né?! Não vou mais escutar suas reclamações diárias, aguentar seus estresses e ouvir suas gargalhadas. Desejo que essa experiência em Brasília seja maravilhosa. Não tenho dúvida de que ela só vai contribuir para o seu crescimento profissional e, porque não, pessoal. A distância faz com que o ser humano valorize os atos mais simples, mais cotidianos do próximo. E é disso que eu e todos que te rodeiam vamos sentir falta. Vá e brilhe... tenha certeza de que estaremos SEMPRE torcendo e esperando por vc aqui na Secom.

    ResponderExcluir