domingo, 24 de maio de 2009

Os melhores espelhos


Vamos a um breve relato de como o tempo pode mudar ou não as pessoas. Tenho 28 anos, e já rodei muito por esse interior de Alagoas que tanto amo. Vaquejadas, shows, bailes, festas nos mais diversos lugares desse lindo estado. Meu lugar é a Zona da Mata, mas do Litoral ao Sertão conheço como meu próprio quarto.

Nessas andanças conheci pessoas, muita gente que admiro e gosto muito. Mas o que gostaria de comentar é que me afastei por uns anos dessa vida de andarilho. Aos poucos, pelas viagens a trabalho ou mais raramente ainda com os amigos, visito novamente o caminho dessas pessoas. O que me assusta é perceber que muitas delas não mudaram, estacioram no tempo. E isso é preocupante.

Gente que conheci a anos, hoje continua com a mesma vida de festa aqui, ali, e acolá. Fico triste com isso, pois não quero ver a vida de ninguém nessa inércia dramática. Apenas o estudo ou até mesmo uma pessoa podem mudar essa realidade. Não podemos nos contentar com nosso presente. Nosso futuro deve ser nossa obssessão. A mudança. Os planos previstas e os prazos para que eles aconteçam.

Vendo essas figuras do passado é criado pra mim um espelho. Um túnel do tempo é aberto e retorno aos dias de pretérito e enxergo o ontem, comparando com o hoje é claro. Como estou agora, não foi bem o que queria pra mim, tudo foi sendo apresentado aos poucos, e fui pegando o bonde da história aos poucos. Era legal que essas pessoas fizessem o mesmo. Não deixar as raízes esquecidas, mas seguir rumo a um amanhã sempre melhor.

Diariamente peço a Deus pela minha família, namorada e amigos. Reforço tal pedido quando encontro esses amigos de outrora. Pena? Jamais...apenas desejo de um futuro promissor. Figa para dar tudo certo. Uma grande companheira minha do passado casou-se recentemente. Fiquei muito feliz, mas feliz de verdade. Somos parceiros desde a infância, e a felicidade dela foi um de meus pedidos junto ao altíssimo....deu resultado, não por mim, mas por ela. Ela foi atrás e conseguiu.

Amigos, os exemplos estão por aí. Segui-vos. Não deixem que o tempo nos fixem no passado. Vamos à luta e o futuro tá bem ali na esquina..."vamossimbora", o bonde da história não espera.

Um comentário:

  1. Querido, que lindo altruísmo este o seu de se importar com futuros alheios.

    E contradizendo o "sábio" Zeca pagodinho, que a vida não nos leve. Como diria Cazuza, que ela só nos leve quando não pudermos mais levá-la.

    Bjão!

    ResponderExcluir