segunda-feira, 4 de maio de 2009

Os instintos sempre são selvagens?


Desde os primórdios o ser humano faz uso de uma arma que o iguala aos seus manos primatas, e aos demais colegas de natureza. Nos tempos da pedra lascada, nossos antepassados tinham no instinto seu principal mecanismo de defesa, ataque e sobrevivência. Com o advento tecnológico, o instinto deu vez a exatidão matemática, teorias, estratégias, planos, tudo que dispensa a indefinição do devaneio humano.

Por que o que é na verdade o instinto, é algo que ñ se explica. A natureza nos manda fazer, e fazemos. Não há uma explicação plausível. Por outro lado, a intuição se confunde com esse instintuo, seja ele animal ou não, como se fala. Aquela voz de lá do fundo de nós diz o que fazer, e nos alerta para os perigos que vem por aí. Nem sempre damos trela, mas vez por outra essa intuição acerto o alvo, e nos desbanca.

Mas o ser humanoc ontinua, claro, na incógnita, seguir ou não nossos instintos e nossa intuição. Ouvir mais a eterna guerra entre o diabinho e o anjinho postados em nossos ombros? Clamar a Deus uma luz para sob essa clareza, guiar-se pelos caminhos que escolhemos. Realmente não sei o que dizer ou o que fazer. Meu instinto entra em conflito, com minha razão e meus desejos. Sempre é assim. O humano segue a essa máxima de confusão interna: a razão e a emoção. O exato e o incerto. A claridade e as trevas. Peço a Deus apenas essa luz para me guiar e decidir entre meus instintos e minha intuição.

E vc, o que costuma seguir???

3 comentários:

  1. bem, os dois servem como bússola, o instinto nos faz colocar as mãos ao chão para não cair e a intuição nos faz desviar de caminhos, sem sabermos bem o porque, mas por certo nos pouparia da queda...em doses homeopáticas os dois não fazem mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Cadu, qd eu sou puro instinto, me firo, qs sempre! Telma Elita Filha já fez barraco por instinto - acredite!!! Depois da ação, vem o arrependimento! Mas esse mesmo instinto q me expõe tb já serviu p me livrar de vez de certos problemas! Por instinto, vc dá um basta! Qt à intuição, dessa eu não largo! Costumo dizer q escuto anjos... é essa vozinha q me diz o q fazer! Aposto nela sempre! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Instinto ou intuição tanto faz! Eles não avisam quem são... agimos e só depois percebemos que a razão passou longe do nosso ato. Acho válido nos entregarmos às nossas vontades, mas lembrando que juízo é sempre bom!!!!

    ResponderExcluir