domingo, 17 de maio de 2009

Exemplo


Diariamente nos deparamos com centenas de pessoas, e de uma forma ou de outra elas influenciam em nosso viver. Seja pelo ódio, ao se deparar com a figura tentar cruzar pro outro lado da rua; ou pela afeição. Mas não é bem por aí que quero começar. Gostaria debater brevemente aqui no blog, como certas pessoas tem o poder de nos influenciar.

Ídolos, herois e demais figuras elogiáveis provocam em nós uma admiração que motiva aquela expressão: "como faço pra me parecer com ele?" São qualidades que chamam a atenção e despertam o desejo de ser igualzinho ao fulano. Não, longe de mim ter a força do Super-Homem, as habilidades do Batman, o poder de regeneração do Wolverine, não, não quero.

Por outro lado, é até mais comum a gente esbarrar com espelhos do mal. Pessoas que são a figura personificada do capeta na terra. Veio pra fazer o mal. Enfim, criamos ojeriza, nojo, asco. Esse tipo de figura é mais comum do que se pensa. Trabalho, escola, faculdade, até na família tem, ou seja, estamos cercados de exemplos a não serem seguidos.

Mas graças a Deus temos anjos que nos protegem, e Ele mesmo se encarrega de nos cuidar. Porém, venho aqui falar de um homem que aos poucos se tornou mais que um exemplo: um objetivo. Neste domingo, 17, meu velho pai comemorou 53 anos aqui na terra. E não perdi a oportunidade de declarar o amor que sinto por ele. Como de costume o pranto rolou, emoção aflorada. Falar é até fácil pra mim. E seguir seu exemplo de justiça, honestidade, cautela, solidariedade com o próximo, e fraternidade, é minha missão. Bem, a modéstia me permite dizer que tenho seguido a risca essa meta.

O curioso é que esse reconhecimento veio apenas após a separação dele com minha mãe. Ficamos mais próximos, mais ligados e preocupados um com o outro. Nosso cordão umbilical brotou novamente. E pelo jeitão calado dele de dizer o que é certo e errado foi a minha maior escola. Nessa didática aprendi tudo que sei. A pessoa que sou devo a eles(pai e mãe), mas cada um teve um jeito particular de ensinar as coisas da vida. E apenas com o seu silêncio aprendi que podemos aprender muito apenas com um olhar, poucas palavras.

Entretanto a maior lição que aprendi com ele foi a de cultivar amizades. E isso sei fazer muito bem. Ter amigos em todos os cantos e em cada lugar plantar uma semente do "volto logo". Deixar sempre seu sorriso como marca, e nunca uma cara emburrada. Um aperto de mão firme, e sempre olhar no olho, é fundamental. Curtir o hoje, e deixar de lado o amanhã. Ser jovem até quando o corpo não mais obedece a mente. Ter no brilho do olhar e num estampar de um sorriso a maior arma para desarmar os inimigos.

Muito eu puxei dele, detalhes que até fogem de meu entendimento. É natural. Gestos, manias, costumes. Muito peguei dele. Até a vontade de ganhar ele soube aumentar em mim. Quando jogávamos futebol, ele nunca me chamava para jogar ao lado dele. Sempre eu atuava no time adversário. E ele sabia que aquilo pra mim era um sentença, uma desaprovação, e não confiança em meu futebol, eu achava. Engano. Era um modo de provocar em mim um guerreiro que ultrapassasse cada sentimento desse, e jogasse mais do que eu poderia imaginar. Aquilo me motivava. Quando fazia um golaço, um drible, eu socava com raiva e vibrava como em final de mundial. Era minha vitória particular. E contra ele. Mas que besteira, ele mesmo vibrava, e ria. Pô, ele mandava os outros jogadores cobrirem meu lado esquerdo (sou canhoto com a perna). Eu ficava puto! Era tudo premeditado. Era um treinamento para sempre ser o melhor.

Esse é meu velho pai. Erros? Todos cometemos. Se ele está arrependido por um passado não tão honroso do ponto de vista paterno, não sei. Mas não tenho dúvida. A missão dele como pai foi cumprida com louvor homérico. Pois hoje mais do que nunca, e amanhã terei mais orgulho ainda dele. Bato no peito e digo o quanto amo ele. Pai te amo...e feliz aniversário

4 comentários:

  1. Parabéns p ele, parabéns p vc! Q bom o reconhecimnto, q bom estar bem com quem a gente ama! Um abração, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Cadu, parabéns pelo texto e pela sinceridade. Não tive o prazer de conviver com meu pai. Está vivíssimo, mas dele sei muito pouco. Ensinou-me muito, mas muito pouco mesmo. Eres um felizardo. Tenha certeza disto!

    ResponderExcluir
  3. Se era pra emocionar eu não sei, mas emocionou!
    Sinceras palavras... impossível não tocar!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Sr.Epifânio tb tem muito orgulho de vc, tenho certeza disso, basta ver nos olhos dele qdo ele olha pra vc.

    ResponderExcluir