segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aos pseudo-líderes....


Líderes, por toda nossa vida somos obrigados a nos deparar com figuras que acreditam ser, e outros que dispõem desse poder emanando do corpo. Sala de aula, faculdade, roda de amigos, trabalho(putzzzzz) em todo lugar nos deparamos com figuras que se acham verdadeiros chefes. Não devemos ter rancor desse tipo de gente, apenas pena. Esse sentimento medíocre de querer mandar nos outros é apenas um modo de compensar sua insignificância diante dos demais.

Citando mais uma vez Shu Tzu, em a Arte da Guerra, o autor diz que o líder é inato e fala sem fazer força. As pessoas desejam ouvir o que ele tem a dizer. A força da liderança é natural, espontânea. E não é cargo, posição social ou indicação que cria um. É necessário ter pulso, e saber descobrir em seus comandados as respectivas habilidades para tocar sua liderança.

O líder, ou chefe, como queiram, ele deve obrigatoriamente conhecer tudo de sua função e da estrutura que comanda. Pelo contrário ele será escravo da própria ignorância e altamente dependente de seus subordinados. Lamentável. E uma grande pena. Nem todos estão preparados para serem chefes, todo mundo quer, mas nem todo mundo pode.

Já tive minhas experiências como tal, não foram legais. Porém, a vida nos ensina, aprendi com meus erros e ainda vai levar um bom tempo para talhar esse tal talento, seu eu tiver, claro...Enfim.

Aos pseudo líderes, meus lamentos e minha desaprovação. Aos candidatos a eles, parcimônia e juízo. Aos demais, vamos ao trabalho, pois com ele os ouros vêm com o tempo.

Um comentário:

  1. Liderar é, de fato, uma arte. Nunca tive talento pra isso, mas mesmo assim sei que as principais virtudes dos líderes são a humildade e a escuta. Pulso firme na hora que tiver de ser, mas humildade em todos os momentos!

    ResponderExcluir