Fraternidade, organização secreta, ceita, enfim, apostem suas fichas e juntem as informações que cada um tem ao decorrer da vida. Cada um que tem curiosidade e lê um pouco já ouviu falar sobre eles - os maçons. O silêncio que há sobre a definição de Maçonaria impera.
O que se sabe é que os maçons surgiram no antigo Egito em rituais de adoração de Osíris e Ísis e no culto a Deusa Mitra, passando pelo Templários religiosos, defensores dos tesouros clericais, indo até a Fraternidade Rosa Cruz. A veneração ao esquadro e ao compasso, como é feita nos dias de hoje foi fincada a partir do dia 24 de junho 1717, em Londres. E os preceitos maçons foram pregados pela Constituição de Anderson, lançada em 1723.
O Grande Arquiteto do Universo, como eles se referem a Deus, para eles não impôs divisão de regilições e como tal, eles estão presentes em todos os seguimentos sociais, sejam como líderes, ou como importantes posições em empresas ou governos. Eles não guardam religião, porém os católicos acusam os maçons de santanismos ou no mínimo estranhos demais.
No mundo são pelo menos 51 milhões que se baseam nos preceitos da liberdade, igualdade e fraternidade. A teoria da conspiração alardeada por aí acredita que os maçons dominam o mundo e como exemplo disso, diversos presidentes de diversas nações foram maçons. Dom Pedro, George Washington, Deodoro da Fonseca, Jânio Quadros, Prudente de Morais, Wenceslau Bras, Washington Luis, entre outros, eram regidos pelos símbolos maçons. Isso sem contar banqueiros e líderes empresariais.
Além deles outras figuras importantes também atendem a Maçonaria como casa: Churchil, Luiz Gonzaga, José Bonifácio, Hermes da Fonseca, Mário Covas, Orestes Quércia, Rui Barbosa, Benjamin Constant, Divaldo Suruagy, Frei Caneca, Júlio Prestes, Napoleão Bonaparte, Joaquim Nabuco, ufa...a lista não tem fim. É muita gente mesmo.
Este ano, nós poderemos saber de algo mais sobre a Maçonaria. Dan Brown (O Código da Vinci e Anjos e Demônios) lança ainda este ano "O Símbolo Perdido". A obra fictícia, ou não, fala um pouco sobre os rituais e os segredos épicos maçons. A exemplo da capital americana Washington D.C., segundo estudiosos, a capital foi projetada e construída mediante os preceitos maçons. Tudo por que só nos Estados Unidos já passaram pela Casa Branca 14 presidentes maçons. E claro o fundador da capital, George Washington, era maçom.
Dizem até que um pentagrama está escrito na planta baixa do centro do poder americano. Até nas cédulas de dólar americano têm sinais da influência maçônica. Conspiração mundial? Num sei...mas que eles têm poder mundial, isso eles têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário