Há quem diga que a safra de filmes que concorrem ao Oscar 2010 está bem mais fraca que os últimos anos. Será que Hollywood está passando por uma crise de criatividade? É um debate bem atual pelas bandas de Los Angeles. Porém, entre os grandes concorrentes ao maior prêmio do cinema mundial, destaca-se....não se sabe o quê.
Em Avatar, uma superprodução de James Cameron feita quase que completamente digitalizada, enche a vista pelos efeitos especiais. Parece mais jogo de Playstation, assim como ‘300’ foi. Já Guerra ao Terror, o relato de um grupo de fuzileiros americanos na ocupação iraquiana, a interpretação e o drama tomam conta. Juntos ambos, concorrem em oito categorias, e ainda a de melhor filme.
Mas lembramos que ainda temos no páreo Bastardos Inglórios, de Tarantino, e o forte Preciosa – Uma história de esperança. Esse último conta o penoso relato de uma jovem negra, gorda, grávida do segundo filho, espancada pela mãe, discriminada, é pouco ou quer mais. O diretor Lee Daniels sobrecarregou esses elementos tão preconceituosos atualmente: o racismo, pobreza, injustiça social, violência sexual e doméstica. É muito sofrimento pra uma pessoa só, imagine só. Mas a mensagem do filme é o inverso: o poder do ser humano de ainda sonhar e reverter tudo.
Nestes quase 80 anos de festa, o tapete vermelho de Hollywood traz mais uma vez as questões sociais para debater na telona. Já que isso não acontece na sociedade americana, aff...!!!!Ningém merece.
O cinéfilo ainda pode torcer pela animação ‘Up’, ou pelo Lobisomem de Benício Del Toro, além de muitos outros....Preparem-se para os desfiles das beldades, sorrisos, gritinhos, mensagens políticas, enfim. Todo ano tem.
Não percam, a cerimônia será neste domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário